Continua após publicidade

Descubra os benefícios da massoterapia para tratar a insônia

Profissional explica como a técnica pode ajudar pessoas com problemas para dormir

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h31 - Publicado em 4 ago 2024, 10h00
Veja como a massoterapia pode ajudar pessoas com insônia
Veja como a massoterapia pode ajudar pessoas com insônia (cookie_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, sendo a mais comum a insônia. Mas, apesar do alto número de pessoas com dificuldades para dormir, a boa notícia é que existe uma série de tratamentos e terapias alternativas para amenizar o quadro, entre elas, a massoterapia.

De acordo com Hideo Muraoka, massoterapeuta e CEO da rede Muraoka Massoterapia, a insônia está diretamente ligada a uma mente agitada e à dificuldade em relaxar e, por esse motivo, essa técnica terapêutica com massagens pode ser uma ótima aliada natural para a melhoria do sono.

Benefícios da massoterapia

A massoterapia oferece diversos benefícios que promovem a liberação de hormônios como a citocina e a serotonina, que não apenas facilitam o relaxamento físico, mas também acalmam a mente.

“Esses hormônios são essenciais para proporcionar bem-estar, ajudando a reduzir a ansiedade e favorecendo um sono mais profundo”, afirma Muraoka. E completa: “Além disso, essa técnica de massagem alivia tensões musculares acumuladas, que são causadas pelo estresse diário e pela má postura, prevenindo dores e lesões, melhorando a circulação sanguínea e promovendo um estado de relaxamento muscular fundamental para a qualidade do sono”.

Continua após a publicidade

Como adicionar a massoterapia à rotina?

Segundo o profissional, a massoterapia deve ser usada não só como procedimento pontual, mas também como parte de um estilo de vida mais equilibrado e saudável. “Incluir sessões regulares, junto com uma alimentação balanceada, atividade física e cuidados preventivos, não só melhora a qualidade do sono, mas também auxilia no bem-estar físico, mental e emocional”, ele afirma. “Desta forma, o reconhecimento da massoterapia como uma aliada para amenizar os efeitos negativos causados pela rotina agitada é a chave para melhorar a qualidade do sono, a fim de beneficiar uma parcela significativa da população”, completa.

Por fim, Muraoka ressalta que, ao promover o relaxamento muscular, redução do estresse e melhora do bem-estar geral, a prática oferece uma abordagem mais harmonizada para aqueles que buscam noites de sono mais tranquilas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.