3 técnicas de meditação para dormir melhor
Segundo especialista, meditar é uma ótima aliada de quem tem dificuldades para pegar no sono. Aprenda como fazer três opções
Comum entre os brasileiros, a insônia é uma queixa que prejudica as noites de descanso e, consequentemente, faz mal de diversas formas diferentes para a saúde física e mental. Os números, de fato, são surpreendentes: de acordo com um levantamento da Associação Brasileira do Sono (ABS), mais de 73 milhões de pessoas são afetadas pelo problema no Brasil. A boa notícia, contudo, é que é possível apostar em técnicas de meditação para dormir melhor.
Para evitar os malefícios causados pela falta de sono, especialistas indicam entre sete ou mais horas dormidas por noite. No entanto, a dificuldade na hora de descansar o corpo e a mente pode atrapalhar essa rotina.
Para Ana Carolina Matos, profissional de educação física da TotalPass, as práticas de meditação podem ser grandes aliadas para aqueles que buscam soluções para manter a saúde e um sono reparador. “A falta de repouso adequado não apenas compromete o desempenho diário, mas também representa sérios riscos para a saúde a longo prazo. Portanto, é fundamental adotar medidas que promovam um descanso verdadeiramente revitalizante”, explica.
Técnicas de meditação para dormir melhor
Diante dos benefícios que a meditação pode oferecer na vida de pessoas que sofrem com a insônia, a especialista indicou três técnicas de relaxamento para ajudar a desligar o corpo e a mente quando o sono não aparecer e, assim, manter uma rotina noturna mais saudável.
Respiração 4-7-8
Para realizar essa técnica, Ana Carolina recomenda encontrar um lugar confortável para sentar ou deitar. Em seguida, focar na respiração, inspirando pelo nariz e contando até quatro. Após manter o ar nos pulmões por um momento, contar até sete e, em seguida, expirar lentamente pela boca, contando até oito. “Essa sequência de respiração pode ser repetida várias vezes, para ajudar a acalmar a mente e relaxar o corpo”, explica.
Relaxamento muscular progressivo
Antes de iniciar o relaxamento muscular progressivo, recomenda-se reservar um momento para respirar profundamente por um minuto. “Isso ajuda a preparar a mente e o corpo para a prática”, pontua a profissional. Em seguida, enquanto mantém uma respiração profunda, é necessário escolher uma região do corpo, como os pés, as coxas ou os posteriores de coxa, e tensionar os músculos dessa área por três ou quatro segundos. Após expirar completamente, basta relaxar os músculos e permitir-se descansar por 10 a 20 segundos. “É importante esse processo com outros grupos musculares do corpo, seguindo uma progressão de baixo para cima. Ao final, todos os principais grupos musculares terão sido trabalhados, promovendo relaxamento e alívio do estresse”, completa.
Mindfulness
Para essa técnica, a especialista aconselha encontrar um lugar confortável para sentar, como a cama ou qualquer outro local que proporcione tranquilidade. Então, é necessário cruzar as pernas e manter o corpo relaxado, alinhando a postura de modo que a coluna vertebral permaneça em sua curvatura natural. Em seguida é preciso colocar os braços à frente do corpo e as mãos sobre as pernas, abaixar o queixo e fechar os olhos lentamente, concentrando-se na respiração e mantendo o abdômen contraído.