Continua após publicidade

Meditação para o fim de ano: benefícios para o bem-estar físico e mental

Com o período de altas temperaturas vindo aí, especialista explica como a meditação, junto a outras boas práticas, pode tornar o corpo mais saudável

Por Ana Paula Ferreira
21 dez 2023, 10h00

É comum que as pessoas se dediquem ainda mais aos treinos e à alimentação balanceada para fechar o ano com chave de ouro. O que muita gente não sabe, contudo, é que apostar na meditação para o fim de ano é mais uma forma de garantir o bem-estar físico e mental nessa temporada.

De acordo com Gabi Frantz, especialista em meditação e PhD em medicina natural pela Quantum University, a meditação é uma prática muito valiosa, que pode auxiliar a manter a saúde em dia durante a temporada de verão e desempenhar um papel na prevenção de doenças físicas.

“A meditação atua diretamente no despertar da consciência, permitindo o equilíbrio mental e emocional para o corpo estar saudável”, ela aponta, ressaltando que grande parte das doenças é uma sinalização do nosso corpo para estarmos mais atentos a padrões mentais e emocionais que estão nos fazendo sofrer.

Continua após a publicidade

“Além disso, a meditação é responsável pela mudança de foco e também no desenvolvimento de uma consciência corporal, permitindo que os praticantes desenvolvam uma maior atenção aos hábitos que mantêm e às atividades que praticam”, completa.

Efeitos da meditação no corpo

Um estudo publicado no American Journal off Health que avaliou 225 mulheres durante dois anos concluiu que aquelas praticaram a meditação tiveram mais sucesso na perda de peso do que as que não praticaram.

“A meditação auxilia a pessoa a ter mais atenção na sensação de fome e saciedade, ao invés de ficar focada unicamente na perda de peso”, explica Gabi.

Continua após a publicidade

Ela ainda explica sobre a importância do sistema nervoso na regulação de todos os outros sistemas no nosso organismo e como a meditação o influencia.

“O sistema nervoso está ‘espalhado’ por todo nosso corpo e é o único que se interconecta e influencia todos os outros sistemas (endócrino, digestivo, cardiovascular, respiratório, imunológico…)”, afirma.

Segundo Gabi, a meditação atua diretamente no Sistema Nervoso Parassimpático, aquele responsável pela sensação de tranquilidade, geralmente acompanhada de satisfação. “Uma das primeiras coisas que aprendemos quando começamos a meditar é a respirar. Com a respiração consciente, em um primeiro momento, e com exercícios mais avançados de meditação, estimulamos diretamente o SNP.”

Continua após a publicidade

Dessa maneira, a meditação auxilia na regulação do sistema nervoso, equilibrando todos os outros sistemas e trazendo bem-estar físico, emocional e mental completo.

Publicidade