Continua após publicidade

O segredo para aumentar a durabilidade das frutas

De baixo custo e feita a partir de fécula de mandioca e óleo de cravo-da-índia, produto desenvolvido por brasileiro pode evitar o desperdício de alimentos

Por Mai Dornelles (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 19h15 - Publicado em 11 dez 2015, 17h02
Thinkstock/gettyimages
Thinkstock/gettyimages (/)
Continua após publicidade

Frutas para lanchinhos da tarde são ótimas escolhas, mas às vezes fica difícil conservar esses alimentos, principalmente as bananas. Isso está prestes a mudar. Um estudante brasileiro desenvolveu uma solução caseira, de baixo custo e muito fácil de ser fabricada, que além de prolongar a vida das frutas, ainda ajuda o meio ambiente economizando os saquinhos plásticos que normalmente são usados para guardar as frutas.

A ebalagem biodegradável e ativa com função antimicrobiana para aplicação em alimentos é o nome dado para a solução, feita a partir de fécula de mandioca e óleo de cravo-da-índia, que melhora e retarda a maturação dos alimentos. O processo é simples: basta mergulhar o alimento no produto que ela melhora as características externas e aumenta o tempo de vida de prateleira dos frutos sem alterar as características originais deles.  

“Vi uma pesquisa que 40% das bananas colhidas são perdidas por causa de doenças. Esse número é muito alto. Após os testes, observei que não houve desenvolvimento de micro-organismos como fungos”, afirma o estudante Josemar Gonçalves de Oliveira Silva, que após um ano de pesquisa, desenvolveu a fórmula. Em entrevista para o portal Somos Verdes, ela ainda afirma que é um novo conceito de embalagem ativa: que interage com o alimento controlando determinada características.
 
Ele ainda explica que o propósito é evitar o problema do desperdício de alimentos, principalmente para pequenos produtores. A produção da solução já pode ser feita por pequenos empresários, mas a ideia é levar a um nível industrial e, para facilitar, que a aplicação seja em spray. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.