Acredite, seus sonhos eróticos não têm a ver com sexo

Ter sonhos eróticos diz muito mais sobre o seu momento atual do que sobre os seus níveis de libido - mas isso não é ruim!

Por Marcela De Mingo Atualizado em 20 nov 2021, 17h26 - Publicado em 23 nov 2021, 08h00

Todo mundo já passou pela experiência de, de repente, acordar corada – e o mais curioso, excitada -, depois de um sonho erótico. Por mais que, ao longo do tempo, a sexualidade feminina tenha se transformado em um tabu, fato é que sonhar com situações picantes e, muitas vezes, com pessoas inusitadas, é mais que normal – e não necessariamente tem a ver com sexo. 

De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade de Montreal, no Canadá, 8% dos sonhos relatados pelos participantes eram eróticos – ou seja, mais de 3500 sonhos caíam nessa categoria. 

Pra deixar o assunto ainda mais no âmbito do normal, a Academia Americana de Medicina do Sono relatou também que o sexo, em si, é o tema frequente nos sonhos eróticos de homens e mulheres. No top cinco sobre o tema, a lista fica em: sexo, beijos, fantasias e masturbação. 

Ah, mas nem sempre os sonhos ficam só no inconsciente, viu? A academia também explica que, dessas pessoas, mais de 4% tiveram orgasmos fruto desses sonhos quentes. 

Mas, como tudo no âmbito dos sonhos, só porque você sonhou que transava com alguém não significa que você, de fato, tem algum tipo de desejo sexual relacionado a essa pessoa. Na verdade, os especialistas explicam que esses sonhos possuem um fundo emocional muito mais do que sexual. Ou seja, observe o seu dia e talvez você entenda porque teve um sonho erótico com alguém. 

  • Sonhos eróticos podem conectar o passado com o presente

O ponto principal levantado pelos profissionais é que esses tipos de sonhos podem conectar o seu passado com o seu momento presente. Por exemplo, alguma vez você já sonhou que transava com um ex-namorado ou namorada? 

Continua após a publicidade

Não necessariamente isso significa que você tem um desejo de retomar essa relação, mas, de acordo com a especialista em sonhos Layne Dalfen, essas divagações podem explicar muito bem o que anda acontecendo no seu momento presente. 

“Cada parceiro que você teve entrou no mesmo arquivo mental que as outras relações importantes da sua vida”, explica ela para o Healthline. “Se algo acontece entre o meu marido e eu, e eu saio da situação me sentindo rejeitada, esse arquivo mental pode abrir durante a noite, nos meus sonhos, e trazer a imagem do meu namorado de quando eu tinha 18 anos, porque ele me fazia sentir da mesma maneira”. 

Por isso, a especialista explica que é sempre válido o treino: depois de sonhar com alguém do seu passado, pergunte-se: “quais são as primeiras coisas que vem à mente quando eu penso nessa pessoa?”. Isso pode direcionar o seu olhar para a maneira como essas sensações se relacionam com quem você está agora, ou com o que está vivendo agora. 

  • Sonhos podem contar o que você quer desenvolver em você

Pense naquela situação estranha e constrangedora em que você sonha que está transando com o seu chefe antes de uma apresentação importante. De novo, isso não ilustra algum tipo de desejo obscuro, mas um sinal de que ele representa uma assertividade e uma postura de liderança que você gostaria de desenvolver em si. 

Por outro lado, sonhos de traição – ou seja, quando uma pessoa comprometida sonha que está dormindo com outra e, como consequência, traindo o parceiro ou parceira, podem indicar um estado de insatisfação que deve ser investigado mais a fundo. 

  • Sim, sonhos eróticos podem ser uma expressão do seu desejo sexual

Tudo isso, claro, não tira a possibilidade de você, de fato, estar com a libido em alta. Uma parte desses sonhos nos lembram como é se sentir bem e desfrutar do prazer sexual. Se você tem um sonho desse tipo, talvez a questão seja você não se lembrar da sensação de estar e ser excitada sexualmente. Nesse caso, os sonhos são um empurrãozinho do seu subconsciente. 

Ou seja, a orientação de Layne é, nesses casos, aproveitar o que está acontecendo e levar essa mesma busca por prazer para o seu dia – quem sabe apimentando a relação ou investindo em um belo acessório erótico para aproveitar melhor um momento a sós. 

Continua após a publicidade

Publicidade