O que é um yoni egg e para que ele serve?

Um acessório famoso na internet diz ajudar com o fortalecimento do assoalho pélvico e melhorar as relações sexuais

Por Marcela De Mingo Atualizado em 8 nov 2021, 12h24 - Publicado em 13 nov 2021, 08h00

Dentre a nova tendência de sexual wellness, ou seja, o bem-estar sexual, existe uma série de acessórios que prometem melhorar a vida sexual e, até mesmo, colaborar para a manutenção do sistema reprodutivo e do assoalho pélvico (como explicamos nessa matéria). Um desses itens, que parece crescer em popularidade, é o yoni egg. 

O que é yoni egg? 

Basicamente (e como diz o nome), um yoni egg é uma pedra em forma de ovo, muitas vezes versões polidas de quartzo ou jade, utilizado para melhorar a saúde íntima

“Yoni” é o termo em sânscrito para “útero”, e “egg”, inglês para “ovo”, se refere ao formato da peça, cujo objetivo é garantir uma funcionalidade dupla: primeiro, como bolinhas ben-wa, auxiliando no fortalecimento da musculatura vaginal feminina. O segundo, mais holístico, é a sua função de “cura” por conta do material com o qual é manufaturada.

“Não há estudos acerca do yoni egg, especificamente”, explica a ginecologista Dra. Fernanda Pepicelli. “Entretanto, já há alguns anos a fisioterapia pélvica vem alcançando excelentes resultados na melhora da saúde íntima da mulher. Este tratamento é benéfico em diferentes fases da vida”. 

Segundo a médica, existem estudos que mostram como esses tratamentos melhoram a saúde sexual, incluindo dores sentidas durante o ato. “Além disso, há importante papel no preparo das gestantes para o parto. Em doenças como a incontinência urinária, tem seu papel muito bem estabelecido.”  

Continua após a publicidade

Dessa forma, entende-se que qualquer objeto desenvolvido para fortalecer a musculatura local feminina, como é o caso do yoni egg, tem certo grau de efetividade. “Dentre os benefícios do tratamento fisioterápico pélvico, vemos uma melhora na irrigação, elasticidade e inervação, além de um importante ganho da consciência corporal”, continua a profissional. 

Mas é importante lembrar que o yoni egg não é uma terapia específica. Os tratamentos fisioterápicos incluem uma série de exercícios que devem ser prescritos e realizados com a ajuda de um profissional habilitado, não só para evitar complicações, mas, principalmente, para que bons resultados sejam alcançados. 

“Dentre as técnicas que os fisioterapeutas utilizam estão os cones vaginais”, continua a Dra. Fernanda. “O exercício mais básico com eles é introduzir o cone e simplesmente tentar mantê-lo na posição em pé sem que caia. Conforme a evolução da mulher ela pode aumentar o peso ou mesmo começar a realizar atividades como caminhar e agachar para dificultar o exercício. Os cones vaginais lembram bastante os yoni eggs”, continua.

É seguro usar yoni eggs? 

Sim, desde que os devidos cuidados sejam mantidos. Por ser um objeto inserido no canal vaginal, é preciso higienização constante, além de uma avaliação com o ginecologista para a realização do treinamento. “Pacientes com infecções vaginais vigentes ou lesões ou feridas na vagina não devem realizá-lo. Por fim, a realização do tratamento com um profissional habilitado faz com que os resultados sejam melhor percebidos”, completa. 

Usar um lubrificante para facilitar o manuseio também pode ser uma boa ideia, assim como inspecionar a superfície do ovo de tempos em tempos – por ser uma pedra polida, pode contar com pequenos buracos ou rachaduras que acumulam poeira ou bactérias. 

Continua após a publicidade

Publicidade