Frutas e temperos
Você ainda pode investir em plantas frutíferas em vasos (jabuticaba híbrida, amora, pitanga, figo, limão, pitaya, goiaba, pera); ornamentais trepadeiras diversas com flores (jade azul, vermelha, tumbergia, sapatinho de judia, lágrima de cristo, Clerodendro, roseiras); ornamentais arbustivas (Rafis, Pleomere verde); condimentares em vasos ou jardineiras (cebolinha, salsinha, hortelã, orégano, alecrim).
No caso das frutíferas, o plantio pode ser feito no chão ou em vasos com pelo menos 40 litros. “Primeiro, é necessário fazer um dreno com pedras no fundo do vaso, para evitar acúmulo e excesso de água”, ensina José Antonio. Faça o plantio da muda utilizando terra fértil, rica em matéria orgânica, que pode ser facilmente encontrada em casas especializadas. Não utilize substratos puros, mas sim misturas com terra vermelha.
“É necessário escolher bem o local em que o vaso ficará no quintal ou na sacada. Geralmente as fruteiras gostam de locais bem arejados e que batam sol pelos menos durante um período do dia.”
É importante estar atento se a planta está com água suficiente. Sempre verifique se a terra está úmida, pois, tanto falta como o excesso de água faz mal. “Faça adubação complementar a cada dois ou três meses, utilizando esterco curtido e formulações NPK (nitrogênio, fósforo e potássio). Se perceber que há alguma praga ou doença na planta, procure um engenheiro agrônomo.”
Fique atento ao aspecto da planta e observe a reação dela às condições do ambiente. Aos poucos, é possível perceber qual a frequência ideal de regas e o local perfeito para a planta dentro da sua casa, fazendo com que a manutenção se torne ainda mais fácil.