3 táticas para ser uma pessoa mais de bem com a vida

Cultivar pensamentos positivos e incluir mais novidades em sua rotina vão ajudar a mudar sua visão em relação aos problemas do dia a dia

Por Caroline Randmer Atualizado em 2 mar 2017, 13h49 - Publicado em 15 fev 2017, 16h37

Pensar positivo pode influenciar – e muito – sua vida. Uma prova disso foi o achado que pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, fizeram. Eles descobriram, nada mais nada menos, que mulheres otimistas têm um risco menor de desenvolver uma série de tipos de câncer, infecções e doenças do coração. Então, para você entrar nessa onda do positivismo e turbinar sua saúde, conversamos com dois especialistas e reunimos diferentes dicas que você pode colocar em prática.

Trace metas realistas

Muito do negativismo que nos rodeia tem a ver com expectativas frustradas. Por isso, o ideal é pensar com o pé no chão e planejar sonhos que estão ao seu alcance. Ao traçar objetivos realistas e de curto prazo, você é capaz de reconhecer seu próprio sucesso ao longo do caminho. “A meta cumprida traz consigo mais motivação, mais vontade e, consequentemente, mais pensamentos positivos”, explica Marilena Bigoto, psicóloga especialista em desenvolvimento humano do Espaço Elaborado para o Desenvolvimento e Essência do Ser, em São Paulo.

Leia mais: 8 segredos para ser uma pessoa mais otimista

Pense positivo ao menos três vezes ao dia

Nossa maneira de pensar é definida durante a infância e a adolescência. Ou seja, quando nos tornamos adultas acabamos seguindo o mesmo padrão automaticamente – e nossa tendência natural é focar no negativo (isso vem lá dos primórdios, quando o homem se acostumou a se preparar para o pior a fim de aumentar suas chances de sobrevivência).

Para quebrar esse ciclo é preciso instituir um novo hábito e repeti-lo vez atrás de vez. Então separe um tempo do dia para refletir sobre as coisas boas que andam acontecendo com você. “O hábito de pensar diariamente em pequenas atitudes que deram certo é capaz de nos impulsionar a mais realizações”, conta Yuri Busin, psicólogo do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio, em São Paulo. Repita entre 3 e 6 vezes ao dia para quebrar o ciclo negativo.

Entenda: O pensamento positivo é capaz de transformar o mundo para melhor

Diversifique sua rotina

Nosso cérebro é programado para apreciar as recompensas da vida. Mas se essas recompensas começam a ocupar um papel rotineiro, nossa massa cinzenta deixa de liberar dopamina (substância ligada à motivação) nessas situações. A solução? Explorar vivências diferentes. “O ser humano é complexo e gosta de experiências distintas. Permita-se, vibre, realize e conquiste diversas formas de prazer. No momento em que passamos a valorizar coisas, cores e prazeres diferentes, vemos a vida de uma forma positiva e prazerosa”, ensina Marilena.

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade