Continua após publicidade

Como a Netflix melhora o seu relacionamento, segundo a ciência

Uma nova pesquisa sugere que assistir programas juntos pode deixar os casais mais próximos, especialmente se eles não compartilham o mesmo círculo social

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h19 - Publicado em 12 out 2016, 09h59
monkeybusinessimages/ThinkStock/Getty Images
monkeybusinessimages/ThinkStock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Não é nenhum segredo que ter amigos em comum pode melhorar a relação de um casal. Mas e se seus círculos sociais não batem? Não se preocupe. Segundo uma equipe de psicólogos dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá: compartilhar a vida de Frank e Claire Underwood, do seriado “House of Cards” (ou Ross e Rachel de “Friends”), ou assistir qualquer outra série que vocês amam pode ajudar.

Para o estudo, os pesquisadores pediram para mais de 250 estudantes preencherem uma série de questionários sobre seus relacionamentos e hábitos. Os resultados, publicados no Journal of Social and Personal Relationships, sugerem que desfrutar de programas de TV,  filmes e livros pode aumentar a qualidade do relacionamento do casal, especialmente para os parceiros que não compartilham o mesmo círculo de amigos.

Em outras palavras, essa série da Netflix pela qual você está obcecada pode ser uma aliada da sua relação. Mas será que isso acontece pelas horas extras no sofá? Em um esforço para descartar a possibilidade, os cientistas analisaram o tempo que os casais passaram juntos e descobriram que a eficácia está relacionada ao compartilhamento de mídia e não das horas.

Veja também: Essas séries do Netflix vão desligar a sua gula

Os hábitos de acompanhar histórias como um casal foi associada a uma maior intimidade e confiança no relacionamento, e a ligação foi ainda mais forte para os voluntários que tinham menos amigos em comum com os seus parceiros. “Compartilhar o mesmo círculo de amizades pode fazer com que os casais se sintam mais próximos” Sarah Gomillion, autora do estudo, explicou à revista americana Health. Mas se isso não for o caso, personagens de ficção podem ser bons substitutos. “Ter uma conexão compartilhada com os personagens de uma série de TV ou filme pode fazer com que os casais sintam como se compartilham uma identidade social, mesmo que não seja do mundo real”, explica Sarah.

Assim, mesmo que sentar na frente da TV por várias horas não seja sempre uma boa ideia, você não precisa mais se sentir tão culpada por assistir uma temporada inteira sem parar – o hábito tem suas vantagens!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.