3 modismos fitness para evitar quando for à academia

Apesar de populares, certas tendências, como fazer muitos abdominais de uma só vez, podem atrapalhar seus resultados – e até machucar seu corpo

Por Caroline Randmer (colaboradora) - Atualizado em 17 fev 2020, 15h01 - Publicado em 30 out 2017, 17h17

1. Séries de 100 abdominais

Se o que você quer é um abdômen chapado, pule fora dessa furada. Exagerar nos abdominais não vai definir os músculos da região, especialmente se você tiver excesso de gordura localizada. Além disso, quanto maior o número de repetições, maior a chance de você realizar o exercício de forma errada. “Os movimentos devem ser feitos em um ritmo seguro e da maneira correta, caso contrário não trará benefícios”, diz Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, em São Paulo.

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2. Uso de pesos durante as sessões de cárdio

Você pode até achar que apostar em halteres ou caneleiras durante os exercícios vai ajudá-la a queimar mais calorias, mas a verdade é que a tática não só não faz com que o corpo toste os pneuzinhos como aumenta o risco de stress das articulações e de lesões. “Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, mediu os efeitos de uso de pesos em exercícios aeróbicos no longo prazo e descobriu que pessoas utilizam esses acessórios na hora do treino não obtêm resultados melhores”, revela Eduardo.

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3. Hot ioga quente demais

Ela vem conquistando cada vez mais espaço nas academias, mas é preciso atenção ao aderir às aulas já que o calor dá a impressão de que seu corpo é mais flexível do que na realidade — o que eleva o risco de distender os músculos, por exemplo. “Além disso, o exercício em um ambiente quente demais pode causar tonturas, cãibras e náuseas”, enumera o especialista. Por isso, antes de encarar uma sessão de hot ioga, beba bastante água e reflita sobre os limites de seu corpo.

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