5 erros que você está cometendo na hora de fazer alongamento

Aprenda e driblar os deslizes mais comuns quando for alongar o corpo e melhore sua performance no treino

1. Alongar antes de aquecer

O alongamento é recomendado para relaxar os músculos e melhorar a flexibilidade das articulações. “Apesar de sua prática ser essencial, ele não é, por si só, capaz de preparar o corpo para atividades físicas, pois não promove o aumento da frequência cardíaca, da temperatura corporal e da taxa metabólica”, explica Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech. Para isso, invista em um exercício aeróbico leve.

2. Ser adepta do “no pain, no gain”

O conceito não poderia estar mais errado quando se trata de alongar os músculos. “O estímulo deve gerar um pequeno desconforto, não dor”, ensina Eduardo. Realize os movimentos até sentir a tração muscular que indica que suas fibras estão no limite. Ao atingir esse ponto, mantenha a posição por poucos segundos, sem forçar o corpo.

3. Sustentar o movimento por muito tempo

Sobrecarregar as fibras musculares por mais de 1 minuto pode comprometer sua performance. “O certo, de acordo com o American College of Sports Medicine, nos Estados Unidos, é manter o alongamento do músculo por aproximadamente 25 segundos”, esclarece Eduardo.

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4. Acreditar que alongar previne lesões

Não existem evidências científicas suficientes para comprovar que o alongamento antes ou depois do treino é capaz de evitar lesões tanto em atletas competitivas quanto recreativas. Para isso, é preciso dedicar uma atenção especial ao treino de fortalecimento da musculatura e das articulações.

5. Apostar no alongamento balístico

Ele se caracteriza por movimentos de impulso que ativam diversos grupos musculares, geralmente associado a giros e saltos. “O problema é que essa prática requer atenção, experiência e acompanhamento profissional, caso contrário você pode acabar com uma lesão”, diz Eduardo.

 

 

 

 

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