8 dicas para quem vai encarar a primeira corrida de obstáculos

Conselhos valiosos para você encarar lama, arame farpado e fogueira!

Imagine uma corrida em que você tenha que rastejar por baixo de arame farpado (e com o rosto enfiado na lama), escalar muros, pular dentro de uma água congelante e ainda atravessar uma “floresta” de fios desencapados. Parece programa para lunáticos, mas muitas pessoas sensatas – como eu e você – estão viciadas na adrenalina que essas provas de obstáculos proporcionam. “Cada estação representa um novo desafio a ser superado. Então, a todo momento, você sente aquele prazer de missão cumprida”, diz o personal trainer Pedro Jordano, um dos atletas brasileiros mais experientes na área.

As competições se diferenciam entre elas. Em algumas, você vai precisar de mais controle psicológico – para saltar uma fogueira ou superar o medo de altura, por exemplo –, e em outras o segredo é ter bastante resistência física. Quem não conseguir – ou não quiser – passar por um dos desafios tem que pagar de 15 a 30 burpees antes de seguir em frente. A ideia não é punir o participante, mas incentivá-lo a tentar. Claro, tudo isso sem se machucar. As maiores organizações (como a Bravus Race, a Iron Race e a Spartan Race) contam com uma grande equipe que dá aquela mão amiga aos inscritos.

Veja também: 2 treinos de corrida: um para iniciantes e outro para iniciadas

Se você tem vontade (e coragem!) de começar a praticar a modalidade, reunimos algumas dicas que vão ajudá-la a entrar nos treinos preparada e pronta pra vencer! Confira:

1. Informe-se sobre a prova para saber que tipo de obstáculos você vai enfrentar. Procure vídeos e depoimentos de quem já participou.

2. Inscreva-se nas primeiras baterias do dia, que costumam ser mais vazias.

3. Monte uma equipe de seis a oito pessoas.

4. Se estiver sozinha e precisar de ajuda em alguma etapa, não sinta vergonha em pedir uma mãozinha a um desconhecido. Esses eventos estimulam o trabalho em grupo!

5. Use calça e blusa de mangas compridas para evitar arranhões. E lembre-se: a lama pode estragar sua roupa.

6. As luvas de mergulho, quando molhadas, não escorregam e são muito úteis na hora de escalar muros e puxar cordas.

7. Deixe acessórios como anéis e brincos em casa.

8. Vá com um tênis de corrida de trilha para não escorregar na lama (calçados comuns acumulam o barro na sola, o que deixa seu pé bem mais pesado)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s