As fit celebridades do Instagram

As malhadoras mais seguidas nas redes sociais e os truques delas para bombar na net.

Foto: Reprodução – Instagram

Já faz algum tempo que o diário fitness, aquele em que você anotava seus exercícios do dia e o que comia no café da manhã, almoço e jantar, ganhou versões digitais e provou que funciona mesmo para quem quer perder (ou manter) peso. Agora, com o Instagram, muita gente que não se animava para montar um diário virtual se rendeu à mania de registrar os hábitos saudáveis para quem quiser seguir – afinal, você só precisa do seu smartphone e pode alimentar sua página de qualquer lugar. 
 
A moda é forte entre as famosas: a top model Izabel Goulart e a atriz Flávia Alessandra, por exemplo, vivem postando fotos delas na academia. Mas mulheres da vida real também viraram celebridades nas redes com fotos e legendas de malhação e dieta. A mais famosa é a paulistana Gabriela Pugliesi (@gabrielapugliesi). No começo deste ano, ela começou a postar fotos da barriga (saradíssima) de fora em exercícios na fitball, além de pratos de salada apetitosos, e lançou moda. As imagens, acompanhadas de legendas bem-humoradas, caíram no gosto de quem adora malhar e de quem só precisava de um empurrãozinho para começar. O sucesso foi tanto que Gabriela deixou a carreira de designer e hoje encara como trabalho a administração do blog de vida saudável que acabou criando e de sua página no Instagram.
 

Dois lados da moeda

É claro que esse comportamento tem prós e contras. Pode ser um jeito de ganhar ânimo para se cuidar, afinal, o estímulo grupal é um fator importante para atingir um objetivo – sabe quando você acorda na segunda-feira com preguiça de malhar e tem vontade de mandar um SMS para sua melhor amiga pedindo um incentivo? É mais ou menos isso, mas com centenas de amigas dizendo: “Sim, você pode!” Mas a tendência também tem seus riscos. Isso porque, se você não tiver equilíbrio para entender que seu corpo é diferente do da sua musa fitness e que não vale simplesmente copiar o que ela sugere, pode acabar sofrendo lesões no exercício e desenvolvendo problemas emocionais, como ansiedade e depressão. 
 
“A internet aumenta a fantasia e muitos se frustram por não conseguirem atingir um padrão de perfeição que, muitas vezes, é inalcançável”, explica a psicóloga Rosa Maria Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática, da PUC de São Paulo. “Cada atividade tem que ser feita sob medida. Senão, o perigo de se machucar é enorme”, acrescenta Anderson Medina, gestor de musculação da Companhia Athletica, de São Paulo. Fica a dica: pode postar (e seguir) à vontade, desde que com equilíbrio e altoastral, como fazem estas fitness celebrities do Instagram, que você conhece a seguir.
 
 

Carol Buffara, @carolbuffara

As fit celebridades do Instagram

Tudo bem que ter a orla da praia de Ipanema como plano de fundo dá um up a qualquer foto, mas não foi isso que rendeu a esta carioca mais de 315 mil seguidores no Instagram. Carol é empresária e dona da multimarcas NagNag, no Rio de Janeiro. Depois de um período de seis meses sem treinar, ganhou 5 quilos no corpo de 1,63 metro de altura. “Era muito para a minha estrutura, e resolvi me reeducar”, conta. Passou a postar do iPhone, assim, despretensiosamente, fotos do exercícios que fazia e do prato das refeições principais. “Nem imaginava o quanto isso ia me dar força para seguir em frente. Era um jeito de dizer: ‘Eu consigo!'”, conta. 

Com um treino que mistura corrida, bicicleta, musculação, boxe e muay thai (esses últimos feitos na areia da praia) e o famoso suco verde, que é mania entre famosas do mundo inteiro (e leva couve, maçã, aipo, hortelã, gengibre, salsinha, limão e água de coco), Carol perdeu 5 quilos e definiu o corpo. “O mais bacana é saber que na rede é tudo uma troca: meus seguidores me animam a treinar e eu os ajudo a serem mais saudáveis – nem que seja estimulando a fazer uma caminhada ou a comer uma fruta”, diz.
 
Bomba de likes para Carol: fotos dos treinos nas praias do Rio de Janeiro.
 

Michelle Franzoni, @blogdamimis

As fit celebridades do Instagram

A história de Michelle podia ser minha, sua ou de uma de nossas amigas: ela descontava as frustrações da vida na comida. Quem nunca? Só que o descontrole foi tanto que ela engordou 30 quilos em um ano – isso em 2008. “Estava desmotivada e infeliz e só encontrava alívio quando comia”, conta. “Em 2011, decidi que queria ter uma vida de verdade e comecei a reeducação alimentar.” Michelle adora cozinhar, então, passou a inventar pratos saudáveis e gostosos, o que funcionou como uma espécie de terapia aliada à dieta. Também apostou nos exercícios, claro. 

Dez meses depois, havia emagrecido 33 quilos e resolveu compartilhar sua história em um blog (www.blogdamimis.com.br) e pelo no Instagram, em que já tem mais de 80 mil seguidores. Mas só entrou na rede depois de refletir e fazer um trabalho de autoconhecimento para aguentar as críticas, que são inevitáveis. O sucesso foi total. “Descobri que motivava minhas seguidoras e era motivada por elas, que me davam apoio para continuar na rotina saudável e nunca mais engordar”, fala. Hoje, ela nem se lembra da fase de insegurança e autoestima baixa. Pudera… com este corpo!
 
Bomba de likes para Michelle: receitas saudáveis criadas por ela, como o risoto de abobrinha e a quinoa à grega.
 

Sophia Alckmin, @sophiaalckmin

As fit celebridades do Instagram

A malhação virou rotina na vida de Sophia, sócia do blog de moda Bettys, há dois anos. Tudo por causa do marido, malhador de carteirinha. “Não queria ficar para trás, resolvi acompanhá-lo na corrida e na academia e hoje adoro malhar”, conta. Se o amado serviu de estímulo para a blogueira, agora é ela que incentiva seus mais de 145 mil seguidores. “Recebo mensagens de pessoas dizendo que abandonaram a preguiça de fazer atividade física depois de verem uma foto minha treinando. Isso não tem preço!”, diz. 

Hoje, ela é apaixonada por corrida, mas não foi amor à primeira passada. O primeiros treinos renderam muita dor e ela pensou em desistir, mas insistiu. “Quando completei minha primeira meia-maratona, fiquei tão feliz que quis compartilhar com todo mundo, e foi assim que comecei a postar minhas fotos de esporte no Instagram”, revela. Algumas provas e uma maratona depois, a de Buenos Aires, Sophia não para mais de correr – e de matar a gente de vontade de correr também.
 
Bomba de likes para Sophia: fotos de corridas pelo mundo – em uma das mais comentadas, nas areias do deserto de Dubai!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Muita gente virando celebridades no Instagram , tem algumas boa mas tem muita que posta uma Mensagem para Instagram gigante falando de Deus e tal e mostrando o bum bum.

    Curtir