4 motivos para correr à noite e as melhores roupas para o esporte

A gente entende que após um longo dia de trabalho, você só pensa em descansar. Mas, acredite: deixar o cansaço e a preguiça de lado vai valer a pena!

Por Giulia Granchi Atualizado em 27 jun 2017, 15h54 - Publicado em 5 out 2016, 14h35

Fato: cada corpo funciona de forma diferente. Por isso, não se espante se a sua amiga acorda cedo (e com disposição) para correr 10 quilômetros e você não. A boa notícia é que correr à noite também oferece muitos benefícios. Aqui, a gente revela alguns:

1. É a melhor maneira de relaxar após um longo dia de trabalho
Se o seu dia foi estressante, calçar o tênis e sair para correr é a melhor maneira de deixar a endorfina tomar conta do seu corpo. Durante o exercício, você vai ter um tempo sozinha e isso é ótimo para esvaziar a mente.

2. A temperatura não vai te incomodar
Nada de ficar com a marca da regata por conta do sol. Treinar em uma temperatura mais fresquinha pode ser mais fácil do que no calor intenso “Uma das principais vantagens é a temperatura. Por não ter sol, o clima é mais ameno, o que diminui a sensação de calor que incomoda muitas pessoas”, explica Fabio Aquino, educador físico do Espaço Vida Fabio Aquino, de São Paulo, SP.

Veja também: O que comer antes, durante e depois da corrida

3. Você pode não estar tão cansada
Se você é da turma que luta para sair da cama e não trabalha bem de manhã, é provável que o seu organismo funcione melhor no período da noite. Vale a pena fazer o teste, principalmente se o treino acaba ficando entediante e difícil logo cedo.

4. É a preparação ideal se você pretende completar uma prova à noite
“Se você está se preparando para uma corrida noturna é legal treinar nesse horário para que o seu corpo se adapte à situação”, explica Rafael Lund, personal trainer do Studio Lund Trainers (RJ). A sugestão do personal Pérsio Schiapim, treinador da Technogym (SP), é começar os treinos com 4-6 semanas de antecedência nos horários próximos da prova.

Pronta para o treino

Na hora de escolher o look para o exercício noturno, é importante pensar no conforto e na segurança. O principal atributo para as roupas durante a corrida é a aplicação de elementos refletivos, já que eles colaboram para maior sinalização e segurança da atleta.

Uma dica de Daniela Rodrigues, gerente de criação da Fila, para identificar se a peça tem a funcionalidade: “Hoje os refletivos podem ser aplicados em tons de prata (mais tradicionais) e também em cores. Com isso, fica um pouco mais difícil saber se o material reflete ou não. A melhor forma de testar é por meio da aplicação de uma luz forte. Para ter certeza, basta tirar uma foto do produto usando flash. Se brilhar, você está segura”, indica. Confira algumas opções de roupas:

Continua após a publicidade
Publicidade