CrossFut une movimentos do futebol com exercícios funcionais

Conheça a nova modalidade que nasceu da "pelada semanal" de um grupo de amigos

Após a febre do CrossFit, chegou a hora de conhecer o CrossFut, modalidade que surgiu de um time de futebol entre amigos, que já existia há mais de 15 anos. “Jogar apenas no fim de semana já não era suficiente, então, o professor de educação física Eduardo Vela propôs que criássemos uma forma de todos treinarem pelo menos duas vezes por semana”, conta Guilherme Prado, um dos criadores do CrossFut. Atualmente, já existem várias turmas que praticam o esporte em Guarulhos, São Paulo e São Caetano. 

No entanto, se você é adepta do CrossFit e ficou animada em experimentar a “modalidade irmã”, saiba que, na verdade, as semelhanças entre as duas atividades não vão muito além do nome. “Não existem muitas similaridades entre os dois esportes. Propomos um treino que mescla movimentos do futebol com exercícios funcionais”, resume Guilherme. 
 

– peso, + músculos

Pode ser que o CrossFit e o CrossFut não tenham muitas semelhanças entre si. No entanto, as características mais importantes, as duas modalidades têm, sim, em comum: o alto gasto calórico – o CrossFut promete queimar até 1 mil calorias em uma hora de aula -, o ganho de massa muscular e a perda de peso. “O treino também ajuda no desenvolvimento de mobilidade articular e melhora o condicionamento físico em geral”, diz Guilherme. Para começar a ver os resultados, é preciso praticar a atividade pelo menos duas vezes por semana. Mas vale a pena: “é possível notar as primeiras mudanças no corpo em até 30 dias”, explica.

Divulgaçao/Marcelo Machado Divulgaçao/Marcelo Machado

Divulgaçao/Marcelo Machado (/)

Treino divertido e democrático

O plano é dividido em quatro etapas: aquecimento, corridas variadas e manipulação de bola, treinamento funcional em circuito e alongamento. “A intensidade dos exercícios e a presença dos movimentos funcionais são alguns dos diferenciais o treino”, lista Guilherme. E a melhor notícia é que o CrossFut é um esporte divertido e democrático. É possível fazer aulas em grupo, o que deixa a malhação mais estimulante, e todo mundo que estiver apto a realizar atividades físicas em geral está liberado para experimentar a nova modalidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s