Cumpra a meta de 10 mil passos diários sem fazer exercícios

Segundo a Organização Mundial de Saúde, esse é o número necessário para sair do sedentarismo. Aqui, 13 ideias para incluir na rotina e bater esse valor

Por Caroline Randmer (colaboradora) Atualizado em 29 jan 2018, 21h26 - Publicado em 29 jan 2018, 21h20

Acontece com todo mundo vez ou outra: a rotina corrida no trabalho sabota os treinos e fica difícil cumprir sua meta fitness semanal. Para ajudar você nos dias mais apertados, selecionamos algumas tarefas que vão fazer com que você se mantenha ativa sem ter de ir à academia. “As atividades abaixo favorecem uma vida mais saudável, além de estimular o gasto calórico e melhorar o condicionamento aeróbico”, explica Brucce Cota, educador físico da Bodytech, em Minas Gerais.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

1. Dê mais uma volta no supermercado | + 600 passos

Não tenha pressa em passar no caixa depois de terminar suas compras. Caminhe por todos os corredores mais uma vez para garantir que você está levando para casa todos os itens da lista.

2. Estacione mais longe | + 100 passos

Chega de torcer para que aquela vaga bem em frente ao prédio ou à porta do shopping esteja disponível. Quando mais distante você parar o carro, mais passos vai contabilizar ao fim do dia. E convenhamos: atravessar o estacionamento não cansa ninguém, não é mesmo?

3. Use as escadas | + 40 passos

Cada lance que você sobe equivale a aproximadamente 40 passos. Então seja em casa, seja no trabalho, opte pelos degraus em vez do elevador – vale para quando estiver chegando ou saindo (sim, a descida também conta).

  • 4. Ouça música enquanto arruma a casa | + 400 passos

    Uma playlist animada transforma os afazeres domésticos em algo divertido e, de quebra, você ainda multiplica o número de passos dados no dia sem nem perceber. Aumente o som e vai, malandra: coloque em prática alguns movimentos que você viu naquele clipe que todo mundo está comentando.

    5. Corte a grama | + 1 800 passos

    Tem um jardim no fundo de casa? Então, em vez de chamar alguém pra fazer a manutenção, arregace as mangas e mergulhe de cabeça no trabalho. Quinze minutinhos aparando o gramado já farão uma baita diferença na sua contagem.

    6. Desça um ponto de ônibus antes | + 1 260 passos

    Que tal apertar o botão de parada do transporte coletivo alguns quarteirões antes do seu destino final? Assim você se movimenta um pouco e conhece a vizinhança.

  • 7. Usar o banheiro mais longe | + 280 passos

    Mesmo sabendo qual o banheiro mais próximo, escolha o que vai fazê-la dar alguns passos a mais – pode ser o do outro lado do corredor do shopping ou o que está no andar de cima do escritório do trabalho.

    Continua após a publicidade

    8. Vá ao shopping no seu horário de almoço | + 1 200 passos

    Se fazer compras não está nos seus planos, use o passeio para dar uma olhada nas vitrines. Quem sabe você não encontra a inspiração que estava buscando para montar aquele look fitness especial?

    9. Passeie com o pet | + 1 000 passos

    Leve o dog pra dar uma volta no parque e aproveite o momento para se exercitar junto com ele – vale correr ou caminhar.

  • 10. Passe o aspirador de pó | + 1 400 passos

    A tarefa não é a das mais agradáveis, mas ela pode ajudá-la a bater sua meta dos 10K. Quinze minutos é todo o tempo que você precisa para dar uma geral na casa e disparar em seus passos diários.

    11. Não envie o e-mail que acabou de escrever | + 120 passos

    Você vai obter a resposta mais rápido se for caminhando até a mesa da pessoa com quem pretende falar.

    12. Lave o carro | + 1 000 passos

    Separe o balde de água, o sabão, os panos… e mãos à obra! Assim você se mantém ativa e ainda economiza a grana do lava-rápido.

    13. Use os fones de ouvido | + 1 800 passos

    Em especial durante aquela ligação demorada. Plugue-os na orelha e saia para dar uma volta enquanto resolve os problemas do escritório.

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade