Entenda como correr na chuva pode melhorar seu desempenho

A atividade sob a água tem impacto positivo na performance, relaxa a mente e afia os reflexos

Por Caroline Randmer (Colaboradora) Atualizado em 17 fev 2020, 15h15 - Publicado em 27 jun 2017, 18h29

É só o tempo fechar que você já joga a toalha e deixa a corrida ao ar livre para outro dia. Mas não precisa ser assim. Correr sentindo a água bater no rosto e no corpo pode fazer mais por você do que você imagina.

Quando realizamos um esforço físico, os músculos produzem calor — o que aumenta nossa temperatura do organismo. Aí, com o corpo mais quente, quem sofre é a performance, já que parte do sangue passa a ser bombeada das fibras musculares em direção à pele para eliminar o calor em forma de suor.

Leia mais: Dicas preciosas para salvar os sapatos molhados de chuva 

Agora, imagine se você não tivesse esse problema. É exatamente o que a a água da chuva pode fazer! Ela ajuda a controlar a temperatura corporal, fazendo com que seu gás seja maior — tanto no que diz respeito ao tempo quanto à intensidade da atividade física. E quem comprova isso é um estudo publicado no periódico turco Journal of Sports Sciences, que analisou o desempenho de corredores que foram borrifados com água gelada periodicamente durante um percurso de 5 km. Resultado: os participantes melhoraram seu tempo de corrida em até 9 segundos e tiveram uma ativação dos músculos da perna 9% maior do que o normal.

Isso sem contar que encarar superfícies diferentes (secas, molhadas e escorregadias) faz com que o corpo se adapte mais facilmente a diferentes estímulos, melhorando os reflexos.

Continua após a publicidade

Leia mais: Como proteger a casa da temporada de chuva

Outro ponto positivo é o efeito relaxante que a atividade sob a chuva proporciona. Se exercícios ao ar livre já têm um poder calmante, então, imagina correr vendo a natureza e ouvindo a água cair. Além disso, cumprir o treino na chuva faz um bem danado à autoestima — afinal, se você encarar a água como um obstáculo e sair para correr apesar dela, vai sentir aquela sensação de missão cumprida depois que terminar.

E, claro, a experiência sensorial também é capaz de transformar a sessão em algo completamente diferente do que você está acostumada, deixando o exercício mais estimulante. Então pegue sua jaqueta impermeável e bora pra rua!

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade