Quanto deve variar a frequência cardíaca durante um treino HIIT?
O personal trainer Rafael Lund explica como deve ser a variação dos batimentos cardíacos em treinos intervalados de alta intensidade
“No HIIT, chego a 85% da frequência cardíaca máxima, e no intervalo baixo para 60%. Isso é bom?”, Amábile Pimenta
“O treinamento intervalado de alta intensidade, além de melhorar o fôlego e ajudar no emagrecimento, economiza tempo sem reduzir os benefícios. E você está fazendo da forma certa: durante o exercício, o batimento cardíaco deve estar igual ou acima de 85% da frequência máxima (para descobri-la, subtraia sua idade de 220). Já no repouso, dá para mantê-lo entre 50 e 60%.”
Uma pessoa de 30 anos, por exemplo, tem uma frequência cardíaca máxima (FCM) de 190 batimentos por minuto (220 – 30). Logo, no HIIT sua frequência cardíaca deve ser de igual ou acima de 161,5 (85% de 190). No repouso, ese número pode ficar entre 95 e 114 batimento por minuto.
Essa conta para descobrir a FCM, no entanto, é aproximada. Para ter o valor exato, deve-se realizar os testes de esforço máximo na esteira e na bicicleta em laboratórios com supervisão de um cardiologista ou um fisiologista do exercício.
“Mesmo assim, preste atenção nos sinais do seu corpo para não exagerar nem descansar demais. E converse com o treinador sobre a melhor estratégia, que pode ter intervalos ativos ou parados e variações, como de 4 minutos para 3 minutos, 1 minuto para 1 minuto ou 20 segundos para 10 segundos”, afirma Rafael Lund, mestre em ciência do esporte e o personal trainer de famosas como Deborah Secco e Flávia Alessandra.