Márcio Lui responde: qual a diferença entre Tabata e HIIT?

O personal das famosas ainda ensina como fazer um treino como esses na esteira

Por Amanda Panteri Atualizado em 4 set 2019, 12h45 - Publicado em 4 set 2019, 12h22

Segundo o personal trainer Márcio Lui, treinador queridinho das famosas como Sabrina Sato, Fernanda Motta, Alessandra Ambrósio, Adriane Galisteu, entre outros, os dois treinos são bem parecidos, mas têm as suas particularidades. “O HIIT e o Tabata são muito semelhantes. Ambos são de alta intensidade e intervalados”, explica. E o próprio nome já denuncia: alta intensidade são aqueles exercícios que vão exigir de você muito condicionamento e força. E intervalados são porque eles revezam períodos de esforço físico com tempos curtos de recuperação. 

  • Então qual é exatamente a diferença entre os dois? “Diferentemente do treino HIIT, que não é um protocolo fechado, o Tabata é composto de 8 séries com 20 segundos para cada exercício e intervalos de, no máximo, 10 segundos entre eles”, complementa o personal. Isso quer dizer que, enquanto no HIIT quem dita o tempo de execução e descanso dos movimentos é geralmente seu personal, o Tabata vai seguir sempre esse padrão, por mais que os exercícios mudem.

    View this post on Instagram

    Depois de um dia de gravação, ela ainda arruma tempo para dar uma treinada às 00:00 😂💪🏾 @sabrinasato ❤️ #sabrinasato #teamlui #gym #japonica

    A post shared by MARCIO LUI (@marciolui) on

    A ideia de ambos os métodos é fazer com que você chegue perto da sua frequência cardíaca máxima (80% a 90%). “Isso acelera o metabolismo e causa um maior gasto calórico. Outra vantagem é que você vai perder peso, mas manter a massa magra”, afirma o personal. São inúmeros exercícios que você pode combinar: corrida, bike, escada, agachamento, abdominal, flexão de braço… Quer um exemplo? Márcio Lui ensina: 

    “Costumo usar muito o Tabata na esteira: 8x 20 segundos correndo em alta intensidade intercalando 10 segundos de descanso ao lado do aparelho.”

    Continua após a publicidade
    Publicidade