Quebramos 3 mitos sobre a natação (e mostramos quais são seus benefícios)

Quem falou que natação e inverno não combinam? A água aquecida e o ambiente fechado são bons motivos para sair das cobertas e malhar

Quem disse que natação e inverno não combinam? A água aquecida e o ambiente fechado são bons motivos para sair das cobertas e malhar. E, para que você se aventure nessa, respondemos às principais dúvidas sobre a modalidade.

Participe da viagem fitness BOA FORMA em um resort all inclusive

1. As costas ficam largar?

Bobagem! “A gente tem essa ideia porque vê as profissionais 
na TV. Mas essa mudança no corpo não acontece no esporte amador”, diz Juliana Machado, professora da academia Cia Athletica, em São Paulo.

Agora, é sim verdade que a modalidade é uma das mais completas: ela trabalha, em um único treino, costas, braços, pernas e core (e ainda melhora o fôlego!). “Conseguimos focar no objetivo da aluna, como fortalecer membros inferiores ou emagrecer”, garante Juliana. A nadadeira (famoso pé de pato), por exemplo, exige mais da musculatura de coxas e panturrilha.

2. O cabelo e a pele ressecam?

Isso dá para ser evitado. “Depois da piscina, use um sabonete com glicerina, que elimina o cloro, o ozônio e a água salinizada”, sugere a médica Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Se a pele já estiver irritada, borrife água termal no rosto e no pescoço. “Para proteger o cabelo, antes de cair na água, aplique um sérum com D-pantenol ou aloe vera, que impede que a cutícula dos fios se abra.”

Vale vestir uma touca de pano por baixo da de silicone para que ela não escorregue com o produto. Anti Shock Swim, Pink Cheeks, R$ 44,90. 

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

3. Vou ficar resfriada com mais frequência?

Se você está preocupada com a contaminação da água, desencane. “As substâncias químicas com que ela é tratada, como o cloro, servem exatamente para eliminar vírus e bactérias”, diz a infectologista Adriana Coracini, do Hospital São Camilo, em São Paulo.

Só tome cuidado, porque sair da piscina aquecida e se expor ao frio pode diminuir algumas funções das vias respiratórias e deixar o muco mais espesso, dando aquela sensação de resfriado. Peça para a academia desligar o ar-condicionado do vestiário nos horários pós-aula e agasalhe-se antes de sair na rua em dias de baixa temperatura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s