Continua após publicidade

8 erros que você comete na academia que fazem mal para sua saúde

Certos hábitos de higiene podem não parecer tão importantes, mas fazem muita diferença! Conheça os erros na academia que prejudicam a saúde

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 31 ago 2023, 02h06 - Publicado em 20 jan 2023, 09h58

Treinar é ótimo para a saúde e bem-estar, mas também pode ser um pouco nojento.

Acredite: do equipamento de musculação à sua higiene pós-treino, é possível se tornar propenso a uma série de problemas, como acne e até mesmo algum vírus, sem sequer notar.

Pensando nisso, listamos os principais erros cometidos na academia que fazem mal para a saúde, assim como evitá-los. 

Erros na academia que prejudicam a saúde

 

1

NÃO LAVAR A GARRAFA DE ÁGUA

Apesar de não parecer, a garrafa de água que você leva fielmente ao treino todos os dias precisa ser higienizada com frequencia.

Continua após a publicidade

Isso porque, de acordo com um estudo, o recipiente pode abrigar mais de 300 mil unidades formadoras de colônias por centímetro quadrado – ou seja, ele tem grande potencial para te deixar doente. 

A solução, contudo, é simples: basta lavar a garrafa depois de cada uso com água quente e sabão, e não se esqueça de limpar bem os cantinhos dela, incluindo a região da tampa. 

2

USAR MUITO SHAMPOO À SECO

O shampoo a seco realmente salva nossas vidas depois de um treino no qual temos que voltar correndo para o escritório ou algum compromisso logo em seguida. 

Seu uso, contudo, jamais deve substituir a lavagem convencional, com o shampoo e condicionador a cada dois dias, pelo menos.  

Continua após a publicidade

Além de não higienizar o couro cabeludo, o produto, juntamente com o suor do treino, acaba se acumulando na região da cabeça. Como resultado, pessoas que são mais propensas a ter acne certamente vão sofrer com o surgimento de espinhas devido ao aumento de oleosidade. 

3

CHEIRO DE SUOR E MANCHAS NAS ROUPAS

Outro problema com uma solução bem fácil: basta misturar duas xícaras de vinagre branco a oito xícaras de água morna e molhar a peça manchada de suor antes de levá-la à máquina de lavar. 

Outra dica é já lavar a roupa logo após o treino, pois assim as manchas sairão com mais facilidade!

4
Continua após a publicidade

COMIDAS E BEBIDAS VENCIDAS

Você pode não imaginar, mas seu whey protein tem uma data de validade que deve ser respeitada, especialmente se você usa embalagem aberta. 

Também vale a pena avaliar quais suplementos e alimentos processados para recuperação do treino você está comendo. Na dúvida, sempre consulte um profissional para te orientar!

5

IR DO TREINO PARA OUTRO LUGAR SEM SE TROCAR

A combinação de suor e bactérias pode levar a consequências graves para a saúde, indo de infecções do trato urinário a feridas nas partes íntimas. 

Se você não tiver tempo para tomar um banho, ao menos use uma toalha ou pano molhado para higienizar a região e espere secar para, depois, vestir a peça limpa. 

Continua após a publicidade
6

TREINAR COM ABSORVENTE CONVENCIONAL

Além de não ser a opção mais confortável, ela ainda cria um ambiente ideal para a proliferação de bactérias. 

Isso porque a combinação de uma “almofada” quente e úmida com o atrito pode levar a infecções e erupções cutâneas. Sem mencionar que, uma vez cheio de suor durante um treino pesado  um absorvente não será tão eficaz. 

Neste caso, você pode optar por usar um absorvente interno ou coletores menstruais

7
Continua após a publicidade

NÃO HIGIENIZAR APARELHOS APÓS O USO (E ANTES TAMBÉM)

De acordo com um estudo, os pesos livres têm 362 vezes mais germes do que um assento de vaso sanitário. Isso sem falar na limpeza dos tapetes de aulas de ioga. 

Sejamos francos: o ideal é ter seu próprio tapete para não correr o risco de ter que lidar com uma infecção fúngica. Além disso, sempre tome banho o mais rápido possível depois do treino. 

8

TREINAR COM MAQUIAGEM

Se você não quer entupir seus poros e causar um problemão para sua pele, é indicado que você remova a maquiagem sempre antes de treinar. Isso é indicado especialmente para quem costuma usar produtos mais pesados, como base por exemplo. 

Uma ideia para quem não quer abrir mão da produção nem na academia é trocar o cosmético por algum formulado especialmente para treino, com uma composição mais respirável e sem óleo. 

Ao terminar os exercícios, basta lavar o rosto e aplicar novamente.

Publicidade