Por que o agachamento sumô deveria fazer parte do seu treino de inferiores
Entenda as diferenças entre ele e o agachamento convencional

Se você está à procura de um exercício que seja eficaz e completo para adicionar ao seu treino de membros inferiores, por que não apostar no agachamento sumô? Ele pode até ser bem parecido com o movimento clássico, mas exige dos grupos musculares de forma diferente.
Sim, é aquele mesmo exercício que a Eslovênia, do BBB 22, tentou fazer na academia do reality show. Saiba tudo sobre ele — e veja a maneira correta de executar, é claro:
O QUE É AGACHAMENTO SUMÔ?
“O agachamento sumô é um exercício de força voltado para os membros inferiores e uma variação do agachamento livre tradicional”, explica a atleta, nutricionista, modelo, health coach e educadora física Dani Borges (@daniborgesfit).
A lógica de execução dos dois exercícios, inclusive, é a mesma. Contudo, a diferença está no posicionamento dos pés e na postura, o que implica também em mudanças nas musculaturas recrutadas.
“O agachamento sumô exige principalmente dos músculos da parte interna da coxa justamente por conta de as pernas ficarem mais afastadas”, afirma a especialista. Mas não para por aí: glúteos e quadríceps também trabalham durante o movimento.
“É possível acionar também as estruturas estabilizadoras, como lombar e abdômen”, complementa Dani Borges. Contraí-las corretamente é muito importante, uma vez que elas protegem a coluna e previnem lesões.
OUTRAS DIFERENÇAS
A personal explica que no agachamento convencional, as pernas geralmente ficam afastadas na mesma largura dos ombros, e os pés acompanham o posicionamento dos joelhos — ou seja, ficam apontados para frente.
No agachamento sumô, por outro lado, há um maior distanciamento das pernas e os joelhos são rotacionados para fora, assim como os pés.
“Ambos vão recrutar a musculatura do glúteo e do quadríceps, mas no sumô, conseguimos exigir ainda mais da parte interna das coxas (adutor de coxa), melhorando a flacidez dessa área.”
COMO FAZER AGACHAMENTO SUMÔ CORRETAMENTE
A profissional ensina:
- Em pé, com a coluna ereta e olhando para frente, afaste as pernas e os pés em uma distância um pouco maior do que a largura dos ombros;
- Projete levemente as pontas dos pés para fora, acompanhando a direção dos joelhos (ângulo de 45°);
- Realize o movimento de agachar olhando para frente e mantendo a postura ereta. Flexione os joelhos e execute o agachamento até as pernas ficarem paralelas ao chão. Evite que os joelhos sejam projetados para dentro;
- Volte à posição inicial colocando a força nos calcanhares e mantendo os pés totalmente encostados no chão.