Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Barra reta ou barra W: como escolher a melhor para seu treino de musculação

Elas trazem estímulos diferentes na hora do exercício

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 1 out 2025, 13h23 - Publicado em 30 set 2025, 16h00
.
Barra reta e barra w: veja suas diferenças e como usá-las para potencializar seu treino (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

As barras são equipamentos essenciais para os mais variados tipos de exercícios na musculação. Sejam treinos superiores ou inferiores, elas são essenciais para potencializar a região durante a execução, para te ajudar a alcançar seus objetivos. Entre elas, existem a barra reta e a barra W. Você sabe a diferença entre elas?

Barra Reta

A barra reta é um dos equipamentos mais comuns na musculação, principalmente por ser extremamente a mais versátil de todas.

Com ela, você pode fazer treinos de peito, pernas (agachamento) bíceps na rosca direta e muito mais! Mas fique atento ao tamanho e peso, porque variam bastante. 

Barra W

Se você é dos que sentem desconforto no antebraço ou no pulso na hora de executar a rosca direta com a barra tradicional, por exemplo, a barra W é a melhor opção, pois as mãos ficam posicionadas nas inclinações, próxima ao centro. 

E tem mais: por conta do formato, a barra W ajuda você a exercitar melhor os músculos do antebraço. Ela também é uma ótima alternativa para treinos de tríceps

Aproveite e veja a seguir um treino completo de braços para fazer em casa 

Flexão de Braço

A flexão de braço trabalha diversos grupos musculares (peito, tríceps, ombros e glúteos). Além disso, flexões fortalecem o core e ajudam na prevenção de lesões, dores lombares, além de promover a correção da postura. 

Continua após a publicidade

Uma análise publicada no Science Daily, envolvendo mais de 80 mil adultos, mostrou que exercícios de força, como a flexão de braço, estão associados a redução de mais de 20% na mortalidade por qualquer causa e 31% na mortalidade por câncer.

Execução: Faça uma prancha, com as pernas juntas e os braços estendidos, apoiada na palma das mãos. Na ponta dos pés, flexione os cotovelos e desça sem encostar no chão e suba novamente, esticando os braços. Faça 3 séries de 15 exercícios, com intervalos de 20 a 30 segundos entre elas.

Tríceps no banco

O exercício tríceps banco é um dos mais conhecidos quando o assunto é fortalecimento e definição dos membros superiores.

O tríceps consiste no maior músculo do nosso braço, e desempenha funções como a extensão da articulação do cotovelo. Ele é composto por três porções distintas: cabeça longa, cabeça lateral e cabeça medial.

Continua após a publicidade

Para realizar o tríceps banco com segurança, é importante priorizar a técnica correta, mantendo os cotovelos alinhados e controlando bem o movimento tanto na descida quanto na subida.

Embora apresente uma execução simples, ele demanda bastante coordenação, equilíbrio, concentração e força. Por isso, muitas vezes, pode não ser uma boa opção para iniciantes. A seguir, veja o passo a passo para fazer corretamente o exercício tríceps banco!

Fique de costas para uma cadeira, com ambas as mãos apoiadas no assento. Desça o corpo, flexionando os cotovelos. Retorne à posição original e repita 3 séries de 15 exercícios, sempre descansando entre 20 e 30 segundos entre elas.

Execução:

● Sente-se na beirada de um banco, com os braços estendidos e as mãos apoiadas no banco. Para começar, mantenha os pés apoiados no chão e os joelhos dobrados. À medida que avança, você pode esticar as pernas e apoiar os calcanhares no chão para aumentar a dificuldade.

Continua após a publicidade

● É importante ressaltar que suas mãos devem ser colocadas no banco de modo que fiquem voltadas para fora. Se você mantiver os nós dos dedos voltados para a frente, colocará os ombros em uma posição de rotação interna.

● Empurre-se para cima do banco, o que o ajudará a abaixar as omoplatas e a criar depressão escapular. Aperte as omoplatas para criar tensão.

● Abaixe com controle até uma profundidade confortável. Você não deve perder a contração no meio das costas. Seus cotovelos nunca devem exceder a altura dos ombros.

● Estenda os cotovelos e contraia os tríceps com força para levantá-los novamente.

● Comece com 3 séries de 8 a 10 repetições controladas.

Continua após a publicidade

Tríceps Francês unilateral

De acordo com a Harvard Health, exercícios como extensões de tríceps colaboram com a força nos braços, ou seja, atividades simples do dia a dia como empurrar, levantar ou arremessar algo, precisam principalmente do tríceps. “O tríceps é um grupo muscular superimportante. Ele estabiliza os braços e os ombros. Também ajuda a aumentar a amplitude de movimento. Portanto, se você for forte, o tríceps também ajuda a apoiar o peito, as costas e os ombros”, explicou Jacqueline Kasen, personal trainer de Miami, à Women’s Health EUA.

Execução:

Em pé, com os pés paralelos ou sentada, segure um peso em uma das mãos (pode ser um haltere ou uma garrafa cheia de água) e levante o braço reto acima da cabeça. Com a outra mão, segure o braço rente ao corpo para que ele não saia do lugar, e dobre o cotovelo do braço estendido, formando um ângulo de 90º graus.

Volte à posição inicial e repita 15 vezes. Descanse e repita com o outro braço. Faça 3 séries com cada braço.

Minhoca

“O exercício minhoca é um excelente exercício funcional em que se trabalha a coordenação motora, força, mobilidade e equilíbrio”, explica a personal trainer e educadora física Joicy Vanessa. “Ele é muito utilizado em treinamentos funcionais, em que se utiliza apenas o peso corporal”, completa a profissional.

Continua após a publicidade

Execução:

  1. A posição inicial é em pé, com os pés afastados na largura do quadril;
  2. Incline o tronco para baixo com os braços esticados, tocando as mãos no chão à frente dos pés;
  3. “Ande” com as mãos para frente, simulando uma caminhada, mantendo o abdômen contraído até chegar no ponto em que o seu corpo ficará totalmente alinhado, parado na posição de prancha;
  4. Faça o caminho de volta com as mãos até chegar próximo aos pés;
  5. Retome a posição inicial e repita os movimentos de acordo com o número estabelecido para o treino;
  6. Mantenha-se na posição da prancha o tempo que conseguir, mas tenha cuidado. Volte à posição inicial e repita 10 vezes. Faça 3 séries.

Fonte: Blog Smart Fit 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.