10 motivos para você começar a nadar já

A natação é uma atividade considerada completa e segura. Entenda

Por Giovana Santos Atualizado em 1 fev 2022, 12h04 - Publicado em 10 mar 2022, 12h01

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos façam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana — incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade. Uma ótima maneira de atingir o objetivo é apostando na natação, que chega a queimar quase as mesmas calorias da corrida e não prejudica as nossas articulações.

10 BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO

O esporte é tão vantajoso que as suas contraindicações são mínimas. “As restrições são poucas e específicas, como no caso de pessoas que têm alergia a alguns componentes da piscina — mas já existem aquelas sem cloros e produtos químicos”, explica o médico cardiologista Ausonius Sawczuk, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo.

Quer motivos para começar a nadar? Confira:

1

TRABALHA O CORPO TODO

“A natação é uma atividade física que exige um esforço provocado pela resistência da água. Ela trabalha praticamente todos os músculos do corpo”, afirma. E mais:

  • Aumenta sua frequência cardíaca sem estressar seu corpo;
  • Tonifica os músculos;
  • Constrói força;
  • Constrói resistência.

Existem vários movimentos que você pode usar para trazer mais variedade ao seu treino de natação (e cada um foca em grupos musculares específicos), incluindo:

  • Nado peito;
  • Costas;
  • Borboleta;
  • Crawl;
  • Estilo livre.

“O aumento do tônus muscular é proporcional ao exercício, ou seja, o crescimento não é o mesmo do levantamento de peso ou do Crossfit”, diz o especialista.

2

MELHORA A SAÚDE

Enquanto seus músculos estão ficando mais fortes, o sistema cardiovascular também trabalha a todo vapor. Em comparação a pessoas sedentárias, por exemplo, os nadadores têm cerca de metade do risco de morte, aponta um estudo. Outras pesquisas já mostraram, além disso, que a prática pode ajudar a diminuir a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue.

“O coração começa a funcionar em uma frequência menor — ou seja, ele precisa bater menos para ter o mesmo resultado”, diz Ausonius Sawczuk.

3

INDICADO PARA A RECUPERAÇÃO DE LESÕES

De acordo com o médico, a natação não oferece impacto — diferentemente de esportes como a corrida. Essa vantagem é especialmente importante para pessoas que estão se recuperando de lesões e/ou cirurgias, quem possui artrite ou então sofre com dores crônicas.

4

AUMENTA A CAPACIDADE PULMONAR

“A capacidade pulmonar nada mais é do que quanto um paciente inspira e quanto expira — e quanto oxigênio é absorvido nessa troca”, diz o profissional.

Ou seja, com o passar dos treinos, há uma menor necessidade de uma respiração profunda para manter a oxigenação — isto é, os nossos pulmões se tornam mais adaptados e mais efetivos.

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Pessoas com asma ou outras doenças respiratórias costumam se beneficiar disso. “Durante o nado, você tem que respirar de forma sincronizada ao realizar as braçadas, soltando o ar pela boca. Então, você aprende a ter uma respiração mais coordenada, o que também melhora muito a capacidade pulmonar.”

5

BOA OPÇÃO PARA PESSOAS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA OU DEFICIÊNCIAS

A natação é uma boa opção para quem tem esclerose múltipla. Isso porque a água diminui a ação da gravidade e torna os movimentos mais fáceis.

Para você ter uma ideia, um estudo descobriu que um programa de natação de 20 semanas é capaz de reduzir significativamente a dor de pacientes com essa condição. Os participantes também relataram menos fadiga, depressão e incapacidade.

6

QUEIMA CALORIAS

A natação é uma maneira eficiente de queimar calorias. Uma pessoa de 72 quilos pode gastar até 423 calorias por hora se nada em um ritmo moderado. Já a caminhada queima até 314 calorias/hora; e o elíptico, 365.

7

MELHORA O SONO

Assim como outras atividades. Em uma pesquisa com adultos mais velhos que sofriam de insônia, os participantes relataram um aumento na qualidade de vida e no sono após praticarem exercícios aeróbicos.

8

EQUILIBRA O HUMOR

A prática regular de exercícios físicos promove a regulação de vários hormônios no organismo, incluindo aqueles responsáveis pelas sensações de relaxamento e bem-estar.

9

É SEGURO PARA GRÁVIDAS E IDOSOS

Gestantes e idosos têm a mobilidade reduzida devido a mudanças no centro de equilíbrio do corpo — por isso, o risco de quedas é maior.

Por diminuírem a ação da gravidade e facilitarem os movimentos, a natação e outras atividades aquáticas, como a hidroginástica, são extremamente indicadas para os dois grupos.

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OS PEQUENOS AMAM!

As crianças também precisam gastar energia. A natação pode ser uma ótima forma de fazer isso — afinal, a atividade é extremamente divertida e ensina os pequenos a nadar, capacidade importante para a segurança deles.

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