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3 maneiras como o exercício beneficia a sua mente

Segundo endocrinologista, as atividades físicas têm influência na memória, compreensão de linguagem e execução de tarefas

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 17 jun 2024, 11h44 - Publicado em 14 jun 2024, 12h00

Assim como acontece com a saúde física e mental, a função cognitiva também é beneficiada com a prática regular de atividades físicas.

De acordo com diversos estudos feitos ao redor do mundo, os exercícios são capazes de influenciar nas habilidades cognitivas, a exemplo da memória, compreensão da linguagem e execução de tarefas rotineiras, como aponta o endocrinologista Rander Alves, da Clínica Les Peaux. “Além disso, os benefícios estendem-se na melhora do fluxo sanguíneo cerebral, crescimento de novas células cerebrais e redução de inflamações e estresse oxidativo”, ressalta o médico.

A seguir, o profissional listou três benefícios importantes da prática de atividades físicas para a função cognitiva. Confira!

Benefícios dos treinos para a função cognitiva

1
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Oxigenação e nutrientes para o cérebro

“O exercício aumenta o fluxo sanguíneo, garantindo uma entrega eficiente de oxigênio e nutrientes essenciais para as células cerebrais”, destaca Alves.

2

Memória e aprendizado

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“O exercício aeróbico está relacionado com a formação de novas células cerebrais, especialmente no hipocampo, área vital para memória e aprendizado”, ressalta o especialista.

3

Redução de inflamação e do estresse oxidativo

“O exercício ajuda a reduzir inflamação e estresse oxidativo, processos ligados ao declínio cognitivo e doenças neurodegenerativas”, explica o médico.

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Dr. Rander ainda ressalta sobre os efeitos positivos no humor, influenciando positivamente a função cognitiva.

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