Dicas essenciais para escolher a bicicleta ergométrica ideal para sua casa
Saiba o que você deve avaliar antes de investir no equipamento

Muitas pessoas decidem investir em uma bicicleta ergométrica para ter em casa com a intenção de manter o corpo em movimento de forma prática e sem depender das idas até a academia.
Quando você pedala regularmente, pode colher diversos benefícios à saúde física e mental. Uma análise global realizada com 7 milhões de pessoas, publicada no British Journal of Sports Medicine, aponta que a prática de exercícios aeróbicos (como a bicicleta) reduz em 40% o risco de morte precoce.
“A bicicleta é um aparelho que faz parte de um grupo de equipamentos para atingir a performance cardiovascular. Ela tem características específicas e, além de trabalhar a atividade cardio, promove queima de gordura e alto gasto de índice glicêmico”, afirma Anderson Téu, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões.
No entanto, antes de clicar em “comprar” para adquirir esse aparelho, é fundamental analisar alguns fatores, a fim de realizar uma escolha mais assertiva e garantir que ela faça sentido para sua rotina. Veja a seguir as principais dicas!
Quer ter uma bicicleta ergométrica em casa? Veja essas dicas antes de comprar!
1. Defina suas metas fitness
Antes de comprar uma bicicleta ergométrica para ter em casa, o primeiro passo é definir quais são as suas metas fitness. Você quer perder peso? Ganhar mais resistência?
Ao determinar quais são os seus objetivos, você consegue ter em mente o tipo de aparelho que vai atender melhor às suas necessidades.
2. Pense no seu condicionamento físico
Se você ainda é iniciante, um modelo de bicicleta ergométrica mais básico pode ser o que você precisa para criar o hábito de pedalar no seu dia a dia.
Agora, para quem tem mais experiência, opções mais avançadas e completas podem ser as mais indicadas, pois geralmente oferecem maior variedade de níveis de resistência, cargas e programas de treinos personalizados.
3. Avalie o espaço disponível
Para que a bicicleta ergométrica se torne uma aliada no seu dia a dia (e não algo esquecido no canto da sala), é importante definir o local da sua casa onde você vai posicioná-la.
Avalie o espaço que você tem disponível e cheque todas as dimensões do equipamento para garantir que ele vai caber sem causar transtornos na circulação do ambiente.
“Defina um local adequado para se exercitar, de preferência um lugar arejado. Meça o espaço em que o aparelho vai ficar, para avaliar as dimensões da bicicleta e se ela vai caber direito”, orienta o Cesar Lobão, Master Trainer da Life Fitness.
4. Verifique o monitoramento
Algumas bicicletas ergométricas possuem conectividade com aplicativos e sensores que medem batimentos cardíacos, frequência respiratória e calorias queimadas durante o treino. Esses parâmetros colaboram para o monitoramento do seu progresso e da sua saúde.
5. Priorize a sua segurança e o seu conforto
A sua segurança e o seu conforto devem ser prioridades durante o uso da sua bicicleta ergométrica em casa. Prefira modelos que apresentem assentos acolchoados, design ergonômico, regulagens de altura, travas e pedais com cintas ou suportes firmes.
Também verifique se o equipamento tem uma estrutura firme, que não vai atrapalhar o seu equilíbrio e estabilidade durante a pedalada.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.