Diferença entre cadeira flexora e mesa flexora
Cada uma das máquinas possui suas particularidades. Entenda mais!

A cadeira flexora e a mesa flexora são duas máquinas famosas nos treinos de inferiores, focando principalmente no fortalecimento dos isquiotibiais (parte posterior das coxas).
A principal diferença entre elas, é claro, está na posição do corpo durante a execução do exercício. Na cadeira flexora, o movimento é realizado sentado e envolve a flexão dos joelhos para baixo contra a resistência do aparelho.
Já na mesa flexora, você fica deitado com a barriga para baixo em um banco e flexiona os joelhos, trazendo os calcanhares em direção aos glúteos.
Além disso, os dois equipamentos apresentam algumas particularidades em relação à amplitude, angulação do quadril e ativação muscular.
Na cadeira flexora, é possível ter uma maior amplitude de movimento em comparação à mesa flexora, o que garante um recrutamento muscular mais completo durante toda a execução.
A mesa flexora oferece uma menor amplitude e uma maior intensidade na contração máxima dos posteriores da coxa, especialmente em uma região conhecida como “bíceps da coxa”. Além disso, ela tende a trabalhar mais a parte inferior dos isquiotibiais.
“Como os membros inferiores são a base do nosso corpo, o seu fortalecimento é capaz de facilitar desde o desenvolvimento de simples tarefas domésticas até movimentos impactantes, como por exemplo, em práticas esportivas mais intensas”, ressalta o Anderson da Silva, educador físico da Academia Gaviões.
Como escolher entre cadeira flexora e mesa flexora?
Para escolher entre cadeira flexora e mesa flexora, a ajuda profissional faz toda a diferença. A decisão deve levar em consideração alguns fatores, entre eles, os objetivos do praticante e o tipo de estímulo desejado nos isquiotibiais.
Se a hipertrofia é a sua meta, pode ser melhor optar pela cadeira flexora. Agora, para proporcionar mais definição muscular, a mesa flexora pode ser considerada a opção ideal.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.