O que é e para que serve a coenzima Q10

Uma substância natural do corpo, a coenzima Q10 atua na geração de energia e pode ser uma aliada dos treinos físicos

Por Marcela De Mingo Atualizado em 20 abr 2022, 19h07 - Publicado em 29 abr 2022, 08h00

Vira e mexe surgem novidades que prometem melhorar o nosso desempenho na academia ou aumentar os nossos níveis de energia. Com a coenzima Q10 não é diferente. No entanto, precisamos dar o braço a torcer: ela parece, realmente, uma ótima aliada da prática de exercícios físicos. 

O QUE É A COENZIMA Q10? 

A coenzima Q10 é uma substância natural do nosso corpo. Ela está presente em praticamente todas as células e tem como principal função participar da geração de energia. É por isso que ela está presente em tecidos de grande demanda energética, como o coração, o cérebro, os rins e o fígado, além dos tecidos musculares. 

Fora isso, essa coenzima também tem um grande potencial antioxidante, o que significa que ela protege as células dos temidos radicais livres.  

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA COENZIMA Q10? 

Continua após a publicidade

Segundo a Dra. Alice Paiva, nutricionista da Clínica Slim Santé, os seus benefícios são inúmeros, como melhora do desempenho esportivo através do aumento da quantidade de energia disponível para os músculos, redução de fadiga e aumento do desempenho físico durante os exercícios. 

Fora isso, essa coenzima também age minimizando os sintonas e os sinais de fibromialgia, como dor, ansiedade e depressão. “Outra parte importante em que essa substância atua é na imunidade, auxiliando e restaurando os níveis de vitamina C e E, e, para concluir, aumenta significativamente à capacidade antioxidante e reduz os níveis de marcadores infamatórios em pacientes que estão com a saúde mais debilitada”, diz. 

SUPLEMENTAÇÃO DE COENZIMA Q10

Assim como vitaminas e minerais, a coenzima Q10 pode ser suplementada. Alguns estudos mostram que a maioria dos efeitos benéficos podem ser obtidos com ingestão diária de 100 mg e não há contraindicações. No entanto, é importante sempre consultar um profissional para garantir o consumo adequado. 

“A suplementação de CoQ10 possui fatores que podem potencializar seus efeitos”, continua a nutricionista. “A presença da vitamina E e do ômega-3 podem duplicar a sua biodisponibilidade. Uma vez que sua absorção se dá em meio lipofílico, ou seja, rico em gordura, tais associações promovem maior ação da cq10.”

Continua após a publicidade

Publicidade