Estabelecendo metas realistas: como não desistir da sua rotina fitness
Separamos as melhores dicas para não perder a vontade de se exercitar

Para conseguir manter a motivação na rotina de treinos, especialmente se você está começando agora, um dos maiores segredos é estabelecer metas realistas. Afinal, isso ajuda a evitar sobrecargas e frustrações, além de tornar o processo muito mais prazeroso e sustentável.
“Não adianta acelerar as coisas. Ter paciência e respeitar a adaptação do corpo é fundamental. Esse cuidado garante que os exercícios produzam o efeito desejado: a construção de uma vida mais ativa, saudável e com mais bem-estar”, afirma o treinador da Smart Fit, Daniel Silva.
“Se desafie a treinar por 20 minutos, depois por 21. Se você focar nessas pequenas melhorias, é mais fácil observar a própria evolução e o ânimo se mantém. Tenha em mente que o progresso não é linear. Todo mundo tem dias bons e ruins”, completa Bianca Phirilli, personal trainer.
Além disso, para não comprometer a sua disposição para se exercitar, é recomendado sempre respeitar os seus limites, sem se culpar.
Exagerar na prática de atividades físicas, seja na intensidade ou na frequência, pode aumentar o risco de lesões e gerar cansaço excessivo.
A seguir, confira outras dicas para não perder a vontade de se movimentar!
1. Capriche na playlist
Quando a disposição está lá em baixo, as músicas são grandes aliadas para dar aquele empurrãozinho. Pesquisas apontam que uma boa playlist de treino ajuda a potencializar o rendimento físico.
De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Medicine, músicas de ritmo acelerado podem ser mais motivadoras psicologicamente do que as calmas.
Os cientistas descobriram que, ao ouvirem faixas com batidas rápidas (142 BPM), os participantes tiveram uma melhora em seu desempenho durante uma prova de ciclismo de 10 km.
2. Encontre uma companhia
Ter uma companhia para treinar pode reacender a sua motivação. Segundo um estudo realizado na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, a chance de desistência de pessoas que se exercitam com alguém é 85% menor do que quem pratica atividades físicas sozinho.
Além disso, uma pesquisa publicada no periódico The Journal of the American Osteopathic Association descobriu que se mexer em grupo diminui o estresse em 26% e melhora significativamente a qualidade de vida, potencializando os benefícios à saúde mental.
3. Experimente outras modalidades
Experimentar novas modalidades pode ajudar a renovar a motivação para os treinos. Então, tente diversificar as atividades e explorar novas opções. Que tal fazer uma aula de dança, spinning ou até mesmo uma caminhada ao ar livre?
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.