Qual é a diferença entre o treino ‘hyrox’ e ‘crossfit’?

Apesar das semelhanças, as duas modalidades não são a mesma coisa. Saiba mais!

Por Juliany Rodrigues
19 Maio 2025, 14h00
crossfit e hyrox
 (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O Hyrox consiste em uma prática que frequentemente é confundida com o Crossfit. Mas, mesmo tendo semelhanças, eles não são a mesma coisa. Entenda a seguir as diferenças entre as duas modalidades!

O que é o Hyrox?

O Hyrox é uma competição global que foi criada na Alemanha em 2017 e se popularizou pelo mundo todo. Ele envolve 8 quilômetros de corrida intercalados com exercícios funcionais, por exemplo, burpees e remadas, além de lançamentos de sacos de areia.

Os eventos do Hyrox são abertos para todas as pessoas (não apenas para atletas profissionais) e ocorrem em grandes estádios (imitando arenas).

Apesar de ser uma prática menos técnica, ela é bastante intensa, o que exige uma preparação pesada. O circuito completo pode levar de 60 a 120 minutos.

Suas principais vantagens ao nosso corpo são: aumento da força, a queima de calorias, o trabalho do sistema cardiovascular, a melhora do equilíbrio, a promoção do bem-estar mental e o desenvolvimento de resistência.

O que é o Crossfit?

Lançado nos anos 2000 pelo ginasta Greg Glassman, o Crossfit é uma modalidade que combina exercícios de força e funcionais e pode ser considerado um treino de alta intensidade.

Continua após a publicidade

Seus benefícios incluem a melhora do condicionamento físico, a perda de peso, o desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, o aumento da massa magra e a manutenção da saúde mental.

Por ser feita em grupo, a prática ainda promove a interação social e o senso de pertencimento. “Geralmente, o Crossfit trabalha em alta intensidade e tem um forte espírito de grupo. Para quem gosta de dinamismo e motivação coletiva, pode ser considerado uma boa pedida”, fala o Aurélio Alfieri, profissional de educação física.

O Crossfit apresenta uma carga intensa de exercícios e, por isso, pode não ser uma boa opção para pessoas que estão sedentárias ou que não possuem uma adaptação a rotinas mais pesadas.

Ele também pode ser contraindicado para quem sofre com doenças cardiovasculares, condições articulares degenerativas ou diabetes não controlado.

Continua após a publicidade

“Antes de começar, é importante ter clareza sobre os objetivos e entender os princípios básicos do Crossfit, como a intensidade das sessões e a utilização de equipamentos como barras, kettlebells e cordas”, alerta Carlos Tiggemann, doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano.

Quais as diferenças entre Hyrox e Crossfit?

Ao contrário dos eventos do Hyrox, que costumam ser abertos a todos, os eventos do Crossfit tendem a ser reservados para atletas de elite ou profissionais.

Além disso, o Crossfit demanda mais precisão e técnica, enquanto o Hyrox foca mais na parte aeróbica e não tem exercícios tão complexos. Outro ponto é que os treinos do Crossfit mudam a cada dia, o que não acontece no Hyrox, que é mais padronizado.

Em relação à hipertrofia, é importante destacar que o Crossfiit pode trazer melhores resultados, já que usa cargas mais pesadas.

Continua após a publicidade

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.