Continua após publicidade

Exercício escorpião: o que é e quais os benefícios

O exercício escorpião copia os movimentos do invertebrado, aumentando amplitude e mobilidade das articulações

Por Marcela De Mingo
6 fev 2023, 08h00

Dentre os exercícios funcionais e que trabalham apenas com o peso do corpo, existe um que sempre chama atenção: o exercício escorpião. O nome, claro, diz muito sobre como esse movimento funciona – ele “imita” características desse invertebrado. 

“O exercício escorpião é um excelente exercício de mobilidade em que se trabalham articulações, como ombro, quadril e pelve”, explica a personal trainer Joicy Vanessa, conhecida online como JoicyMaromba.  

COMO FAZER O EXERCÍCIO ESCORPIÃO? 

Vamos ao passo a passo para entender como executar essa prática da melhor forma: 

Continua após a publicidade
  1. Deite-se de barriga para baixo, com os braços estendidos na linha dos ombros e as pernas esticadas
  2. Levante uma das pernas, flexionando-a para trás, e fazendo uma torção no corpo
  3. Pense em tentar encostar o pé elevado na mão do braço oposto (ex.: levar o pé direito na direção da mão esquerda) 
  4. Retorne a perna à posição inicial e repita o movimento conforme determinado pelo treino. 

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO ESCORPIÃO

“O exercício escorpião favorece a mobilidade aos eixos de ombro e quadril”, explica Joicy. “É ideal para melhorar a flexibilidade de indivíduos que possuem encurtamento.”

De acordo com a profissional, por conta do seu movimento dinâmico, ele também favorece o equilíbrio e a coordenação motora de quem pratica. 

Continua após a publicidade

Mas atenção! O ideal é que esse exercício seja supervisionado por um profissional de educação física para evitar uma execução incorreta e lesões futuras. “A primeira orientação é iniciar o movimento com pouca amplitude e permanecendo com os ombros encostados no chão”, diz a profissional. 

O exercício escorpião, quando realizado corretamente, favorece a ativação e o fortalecimento dos músculos abdominais (principalmente os oblíquos), as musculaturas dorsal (isto é, as costas), lombar e do quadril. 

“Algumas pessoas possuem encurtamento nos músculos do peitoral e lombar e, devido a isso, devem sentir um maior desconforto na realização do exercício”, continua a personal. 

Continua após a publicidade

Porém, é dessa forma que podemos notar o encurtamento da musculatura, que, com a prática, vai melhorar, garantindo maior mobilidade e amplitude de movimentos.

Publicidade