Exercícios com a barra olímpica para desafiar o corpo

Muito comum nos circuitos funcionais e no Crossfit, equipamento permite que o atleta teste seus limites

Por Amanda Panteri Atualizado em 17 set 2021, 18h38 - Publicado em 2 out 2021, 12h38

A barra olímpica pode até não fazer parte dos seus treinos (ainda!), mas ela é muito famosa entre os crossfiteiros. O equipamento nada mais é do que um pedaço de ferro cujo peso pode variar de dois a 12 quilos, e que permite o encaixe de anilhas para aumentar ainda mais a carga nos exercícios.

Por ser mais voltada para praticantes experientes, a maioria das pessoas torce o nariz ou nem considera o uso da barra nas sessões. Contudo, você não precisa começar levantando pesos enormes. Saiba mais:

Como a barra olímpica pode ser utilizada?

O instrutor Renan Aparecido (@aparecidorenan), de Poço de Caldas, explica que no Crossfit, por exemplo, a barra olímpica é utilizada para o LPO (Levantamento de Peso Olímpico), uma das três principais categorias que formam a modalidade (além do endurance e dos movimentos de ginástica).

Os benefícios do equipamento são muitos. “Maior ativação muscular, gasto calórico elevado e perda de gordura são alguns”, ele diz. “Além disso, os exercícios com a barra olímpica proporcionam consciência corporal, já que exigem um bom domínio de movimentos como levantar e manejar as cargas.”

Ou seja: é preciso muita concentração para encarar o acessório. A boa notícia? Com ele, você consegue trabalhar o corpo todo — tanto os membros superiores quanto os inferiores. Confira alguns exemplos, segundo o instrutor:

Continua após a publicidade

Supino

exercícios com barra olímpica
Ketut Subiyanto/Pexels

Deite em um banco e segure a barra com a palma das mãos voltadas para a frente. Deixe os braços afastados a uma distância um pouco maior do que os ombros. Os pés devem ficar apoiados no chão (ou no banco) durante toda a execução do movimento. Não tire as costas do banco ao fazer o exercício. Leve a barra ao peito e retorne lentamente.

Levantamento terra

exercícios com barra olímpica
jan valle/Pexels

Em pé, segure a barra com as duas mãos em frente ao corpo. Os braços devem estar paralelos aos ombros e estendidos na frente das pernas. Em seguida, flexione os joelhos e leve o quadril para trás até que a barra fique perto da canela. Deixe seu peito e sua cabeça elevados, para garantir que as suas costas fiquem retas. Retorne.

Split jerk

exercícios com barra olímpica
Victor Freitas/Pexels

Em pé, com os pés afastados na largura dos quadril, segure a barra em cima dos ombros com as mãos voltadas para dentro, de modo que seus cotovelos apontem para fora.

Em seguida, comece baixando levemente os joelhos e, em seguida, dê um salto para cima de forma explosiva enquanto empurra a barra acima da cabeça. Simultaneamente, separe as pernas para que os pés fiquem um na frente do outro, com a perna de trás dobrada.

Snatch

exercícios com barra olímpica
Leon Ardho/Pexels

Comece em pé, com a barra no chão, mas com as mãos nela (bem afastadas). Lembre-se de deixar os pés abertos na direção do quadril e ligeiramente voltados para fora. Os ombros devem estar na frente da barra.

Levante e puxe a barra, de modo que ela fique na direção do quadril. Em um movimento de explosão, levante a barra novamente, desta vez acima da cabeça e fique em posição de agachamento. Depois, estique as pernas.

Continua após a publicidade
Publicidade