5 exercícios de cardio para fugir do óbvio
Trabalhe a parte cardiorrespiratória com modalidades que combinam eficiência e diversão
Os exercícios de cardio desempenham um papel fundamental na promoção da saúde do nosso organismo. Quando falamos sobre ele, é natural que surjam na mente as esteiras e as bicicletas ergométricas da academia.
Mas, se você já enjoou dessas opções, vale saber que existem muitas outras formas de elevar a frequência cardíaca, suar muito e ainda se divertir.
Incluí-las na sua rotina pode ajudar a dar um “boost” na sua motivação para movimentar o corpo, afinal, quem não se empolga quando testa algo novo e percebe que pode, sim, fugir do óbvio?
A seguir, Boa Forma separou cinco exercícios de cardio para você que quer sair da mesmice. Vem ver!
5 exercícios de cardio diferentes para fugir do óbvio
1. Jump
O jump é uma prática dinâmica que utiliza um mini trampolim e, muitas vezes, músicas animadas que trazem ainda mais energia e vontade de se exercitar.
Ele envolve a realização de movimentos aeróbicos com saltos coordenados e, além de contribuir para a melhora da saúde cardiovascular, também ajuda no fortalecimento dos músculos das pernas, glúteos e abdômen.
2. Spinning
“O spinning é perfeito para quem tem problemas no joelho, coluna, ou outras condições que limitam as possibilidades de exercícios. Como oferece impacto mínimo nas articulações, é uma excelente opção aeróbica”, comenta o personal trainer Gustavo Berkhout, head coach da Spin’n Soul.
A modalidade trabalha o corpo todo, favorece o bem-estar geral, queima muitas calorias e contribui para o fortalecimento dos músculos. Durante as aulas, costumam ser utilizadas jogos de luzes e músicas para estimular o praticante.
3. Natação
A natação é uma modalidade divertida e extremamente prazerosa que pode trazer uma série de benefícios à saúde, entre eles, o relaxamento da mente, a correção postural, controle da glicose, desenvolvimento da parte cognitiva, fortalecimento do coração e melhora da circulação sanguínea.
4. Dança
Um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine mostrou que tanto a dança de intensidade moderada quanto a caminhada de intensidade moderada foram associadas a um menor risco de morte por doença cardíaca, mas a primeira teve um efeito protetor ainda maior.
A prática utiliza a maioria dos músculos do corpo, mas especialmente o abdômen, os isquiotibiais, quadríceps, glúteos e panturrilhas.
“Dançar não é só diversão! Os movimentos realizados acabam despertando a sua musculatura, fazendo todo o corpo trabalhar”, comenta a professora de dança da Mude e embaixadora da Rio Academia Amstel Ultra, Gabi Zecchinelli.
5. Pular corda
Pular corda consiste em uma atividade que você pode fazer em praticamente qualquer lugar, o que faz dela uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida.
Além de ser acessível, a prática conta com outras vantagens, incluindo a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e do condicionamento físico.
“A atividade pode ser feita principalmente para quem deseja melhorar a capacidade respiratória, promover o emagrecimento e tonificar o abdômen”, completa Jessé Ramos, profissional de educação física da TotalPass.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui,
no nosso canal no WhatsApp





