Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

5 exercícios eficazes para eliminar as gordurinhas nas costas

Treinar as costas é essencial para a definição e o equilíbrio do corpo todo

Por Helena Saigh
Atualizado em 24 out 2025, 14h51 - Publicado em 23 out 2025, 18h00
mulher de costas
Com exercícios simples e consistência, é possível esculpir e tonificar toda a região dorsal. (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

As gordurinhas que se acumulam na região das costas são motivo de incômodo para muitas pessoas. Mas o que nem todo mundo sabe, é que elas vão muito além da questão estética e podem indicar desequilíbrios no corpo, como má postura, sedentarismo, dieta inflamatória, alterações hormonais e noites mal dormidas.

A boa notícia é que o fortalecimento dos músculos das costas, aliado a uma alimentação equilibrada e treinos consistentes, pode transformar completamente a região, deixando o corpo mais firme, definido e saudável.

Alimentação equilibrada é essencial

Segundo a médica nutróloga Dra. Cristiane Coelho, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), “são muitos os fatores que fazem com que as gordurinhas sejam mais estocadas nas costas”. Ela explica que a alimentação é uma das principais causas do acúmulo de gordura: “Quando rica em carboidratos refinados, açúcares e gorduras, o corpo passa a exercer um estado inflamatório, potencializando o acúmulo de gordura e aumentando a dificuldade para sua utilização como fonte de energia”.

A médica também reforça que o estresse e o desequilíbrio hormonal agravam o problema. “O aumento do cortisol em casos de tensão diária prejudica o bom funcionamento do corpo e mantém forte relação com o aumento de gordura, principalmente em mulheres.” Por isso, controlar o estresse, dormir bem e manter o treino em dia é essencial para conquistar resultados.

1. Crucifixo inverso no banco inclinado

Deite-se de bruços em um banco inclinado e eleve os halteres até a altura dos ombros, com os cotovelos levemente flexionados.

Continua após a publicidade

 

Essa variação é eficiente porque estabiliza o tronco e foca nos músculos da parte superior das costas, como deltoides posteriores e romboides

2. Remada curvada

Em pé, com os pés paralelos e ligeiramente afastados, dobre o quadril até formar um ângulo de 45 graus. Segure um halter em cada mão (ou uma barra) e puxe os pesos em direção ao abdômen, mantendo a coluna ereta, o abdômen firme.


Esse exercício é um dos mais eficientes para ativar o latíssimo do dorso, o maior músculo das costas, responsável por grande parte do gasto calórico durante o treino.

Continua após a publicidade

3. Prancha com rotação de tronco

Na posição de prancha alta, gire o corpo para o lado, elevando um braço e voltando à posição inicial.


Além de fortalecer abdômen e lombar, o movimento estimula a estabilidade da região torácica, o que melhora o equilíbrio muscular e ajuda na tonificação.

4. Superman no solo

Deitada de bruços, eleve braços e pernas ao mesmo tempo e mantenha a posição por alguns segundos antes de retornar.


Esse exercício trabalha a lombar e os glúteos, além de aumentar a resistência muscular. Essencial para a sustentação da coluna e para a firmeza das costas.

Continua após a publicidade

5. Pull-down com elástico

Com um elástico preso acima da cabeça, puxe-o em direção ao peito com os braços estendidos e volte lentamente.


O movimento simula a puxada na máquina e ativa o latíssimo do dorso e os romboides, músculos fundamentais para deixar as costas mais fortes e definidas.

Mais do que eliminar as gordurinhas, o treino para as costas é uma ferramenta poderosa para melhorar a postura e o bem-estar geral. A Dra. Cristiane Coelho reforça que o segredo está no conjunto de fatores: treinos regulares, alimentação saudável, controle do estresse e sono de qualidade são fundamentais para o equilíbrio do corpo. Com disciplina e constância, os resultados aparecem, e suas costas se tornam sinônimo de força e definição.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.