Inicie o dia com mais disposição: 6 exercícios dinâmicos para fazer pela manhã
Desperte seu corpo com 6 exercícios dinâmicos. Alivie a rigidez matinal e ganhe energia para encarar o dia.
Uma vez que, durante o sono, permanecemos muito tempo na mesma posição, pela manhã, é totalmente normal perceber o corpo um pouco mais rígido e com sensação de travamento nas articulações e nos músculos. Esse incômodo tende a aliviar gradativamente, à medida em que começamos a nos movimentar.
Para ajudar a reduzi-lo e ainda conquistar mais disposição para encarar mais o dia, uma boa estratégia é incluir a atividade física na rotina matinal, que auxilia no alongamento, na mobilidade e na ativação da musculatura.
Os exercícios devem ser realizados de maneira dinâmica, e você não precisa de muito tempo para adotá-los no cotidiano. Eles podem garantir efeitos como estímulo da circulação sanguínea, liberação de serotonina e endorfina e aumento da produção de líquido sinovial.
“Para dar início à atividade, não é necessário espaço ou ter vários acessórios, o mais importante é começar, ter foco, força de vontade e seguir o plano de exercícios”, opina Stephanie Iara Heidorn, personal trainer na Bodytech Company.
A seguir, a personal trainer revela seis exercícios para dar aquele star no dia com o pé direito, sentindo-se mais animado e pronto para lidar com as demandas. Confira:
1. Rotação de quadril deitado
Deitado de abdômen para cima, com os joelhos flexionados e os pés afastados, deixe os joelhos caírem para a direita e na sequência para a esquerda. Empurre sempre cada uma das pernas em direção ao chão.
2. Alongamento dinâmico de posterior de coxa
De barriga para cima, com uma perna estendida no chão e a outra flexionada no peito, segure a perna flexionada por trás do joelho e abrace esta perna, trazendo-a na direção do peito; na sequência, estenda o joelho o máximo que conseguir. Repita a sequência por 10 vezes e depois troque de perna; se sentir necessidade, use uma faixa para facilitar o movimento.
3. Rotação torácica
Deitado de lado, com uma perna estendida próxima ao chão e a outra flexionada, estenda os dois braços para o mesmo lado. O braço que vai conduzir o movimento é o que está em cima, gire o peito para o chão, deixando o braço mais a frente que o outro; na sequência, apoie as costas no chão, rodando o tronco e levando o braço para o lado oposto. Repita o exercício por 10 vezes em cada lado.
4. Gato-vaca
Em posição de quatro, com os apoios (joelhos e mãos), puxe o ar olhando para frente, estendendo a sua coluna; solte o ar olhando para o abdômen, flexionando a coluna, como um gato arrepiado. Faça a sequência por 10 vezes.
5. Alongamento dinâmico de flexores de quadril
De joelhos no chão, passe uma das pernas para frente, impulsione o seu quadril na mesma direção, contraia o glúteo, alongando a parte anterior do quadril e volte. Repita a sequência por 10 vezes.
6. Criança e cobra
De joelhos, sente-se nos calcanhares, soltando o corpo para frente. Dessa posição, se deite de abdômen para baixo e suba o seu tronco estendendo a coluna e empurrando o quadril contra o chão. Faça cinco movimentos.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





