Exercícios de mobilidade: 4 dicas para turbinar seu treino de glúteos
Professora de educação física fala sobre a importância dos exercícios de mobilidade para obter resultados eficazes no treino
Se você quer um bumbum mais durinho e definido, é claro que os exercícios de força, como levantamento terra e agachamentos, são fundamentais. No entanto, muitas pessoas esquecem que, para alcançar os resultados mais eficazes, também é importante trabalhar a mobilidade das articulações e dos músculos envolvidos nos movimentos que fazem parte do treino de glúteos.
Segundo Rebeca Angeli, professora de educação física da Competition, os exercícios de mobilidade têm como objetivo aumentar ou manter a amplitude na hora de realizar o treino.
Geralmente, a execução deles não envolve o uso de equipamentos específicos, e você pode utilizar apenas o próprio corpo e um colchonete para garantir mais conforto. Mas, atenção: não confunda os exercícios de mobilidade com aquecimento ou alongamento.
“Os exercícios de mobilidade podem ser realizados para aquecer tanto as articulações quanto a musculatura antes dos treinos, porém jamais devem substituir o alongamento. Aliás, ambos são complementares: alongar e realizar exercícios de mobilidade formam uma combinação perfeita”, comenta a profissional.
Quem deve fazer exercícios de mobilidade?
Os exercícios de mobilidade são recomendados para todas as pessoas, sem restrição de idade, porém sempre respeitando a limitação de cada um e considerando a presença de lesões articulares ou musculares.
“Os exercícios de mobilidade podem e devem ser feitos antes dos treinos, mas não há nenhum problema em realizá-los após também. Eles, inclusive, podem ser feitos durante os treinos, entre as séries”, ensina.
A seguir, confira 4 exercícios de mobilidade que podem te ajudar no seu treino de glúteos:
Exercícios de mobilidade para treino de glúteos
1Na posição sentada, coloque uma das pernas dobradas para trás com o calcanhar próximo ao glúteo, e a outra dobrada à frente com o calcanhar próximo à pélvis. Mantenha os joelhos flexionados e os braços estendidos lateralmente na linha dos ombros.
Ao lado da perna dobrada para trás, apoie a mão no chão e eleve o outro braço em direção ao teto, inclinando levemente o tronco para alcançar o teto.
Lentamente, troque de lado, colocando a outra mão no chão e inclinando o tronco na direção oposta, movendo a mão oposta em direção ao teto. Repita esse movimento de cinco a dez vezes, de forma lenta.
2Deitada, leve a perna esquerda flexionada por cima do corpo, girando o quadril para a direita, até encostar o pé no solo. Com a mão esquerda, puxe o pé direito como se fosse encostá-lo no bumbum. Solte o ar e tente alongar mais. 2 x 30 segundos (cada lado).
3Posicione a perna esquerda à frente e segure uma faixa na altura do peito com braços estendidos. Faça um afundo e gire o tronco para a esquerda enquanto eleva os braços. Volte à posição inicial. 2 x 12 repetições (cada lado)
4Afaste as pernas na largura dos quadris e leve a faixa acima da cabeça. Agache, como se fosse sentar numa cadeira. 2 x 12 repetições