Exercícios para fortalecer o músculo do tchau

Com os movimentos corretos, você pode deixar os braços mais durinhos em casa!

Por Amanda Panteri Atualizado em 30 ago 2021, 18h48 - Publicado em 15 set 2021, 14h41

O temido e conhecido “músculo do tchau” é um dos músculos menos utilizados pelo nosso corpo, sabia? No dia a dia, a gente o usa em poucas atividades. Por isso, se não trabalhada, a tendência é que a região acumule gordura e fique mais flácida mesmo.

Contudo, dá para mudar o cenário! A fisioterapeuta Ana Luisa Marçal, diretora do Instituto Pilates (unidade de Guarulhos), fala que o segredo é apostar em exercícios para o tríceps (músculo responsável por estender o cotovelo).

E as possibilidades são inúmeras: dá para fazer movimentos com halteres, molas, no solo, em aparelhos, deitada ou em pé. “Sempre digo às minhas amigas e pacientes que é importante começar a estimular a região o quanto antes”, afirma.

Claro que o acompanhamento de um profissional é fundamental para evitar lesões, mas se quiser começar em casa, a especialista indica os movimentos:

Exercícios para os músculos do tchau

1 – Flexão de braço

exercícios para o músculo do tchau
Ivan Samkov/Pexels

Faça uma prancha, com as pernas juntas e os braços estendidos e apoiada na palma das mãos. Na ponta dos pés, flexione os cotovelos e desça sem encostar no chão. Suba novamente, esticando os braços. Faça 3 séries de 15 exercícios, com intervalos de 20 a 30 segundos entre eles.

Continua após a publicidade

2 – Tríceps no banco

Tríceps no banco
Luciano Munhoz/Luciano Munhoz

Fique de costas para uma cadeira e com as mãos apoiadas no assento. Desça o corpo flexionando os cotovelos. Retorne à posição original e repita 3 séries de 15 exercícios, sempre descansando de 20 a 30s entre cada um.

3 – Tríceps francês unilateral

Tríceps francês

De pé (com os pés paralelos) ou sentada, segure um peso em uma das mãos e levante o braço reto acima da cabeça.

Com a outra mão, segure o braço rente ao corpo para que ele não saia do lugar e dobre o cotovelo do braço estendido, formando um ângulo de 90°.

Volte à posição inicial e repita 15 vezes. Descanse e repita com o outro braço. Faça 3 séries com cada braço.

Continua após a publicidade
Publicidade