Explorando os 5 exercícios essenciais realizados no smith na academia
A máquina oferece mais estabilidade e segurança durante o levantamento de pesos

O smith é uma máquina da academia que possui uma barra guiada que se move de forma vertical para realizar exercícios de força com mais estabilidade e segurança, o que auxilia na redução do risco de lesões.
Ele pode ser uma boa opção para iniciantes, que ainda estão aprendendo as técnicas. No entanto, quem já tem um bom nível de experiência também pode se beneficiar do smith, uma vez que esse aparelho pode ajudar a levantar cargas maiores com mais confiança.
“É ideal para indivíduos que buscam mais estabilidade ou estão voltando aos treinos depois de algum tempo parado”, ressalta Aurélio Alfieri, profissional de educação física.
O smith é considerado muito versátil e permite a execução de diferentes movimentos. Apesar de ser mais popular em treinos de inferiores, também pode ser utilizado para trabalhar superiores.
Mas é claro que, antes de incluir exercícios no smith na sua rotina, é fundamental procurar orientação profissional. “A orientação profissional é indispensável para garantir a segurança e a efetividade do exercício”, fala Alfieri.
A seguir, Boa Forma separou os cinco principais exercícios que podem ser realizados nessa máquina. Veja:
5 exercícios que podem ser feitos no smith
1. Agachamento no smith
“Esse exercício serve principalmente para o fortalecimento da musculatura das pernas, glúteos e abdômen. Trabalha especialmente os quadríceps (parte da frente da coxa), glúteos (bumbum), isquiotibiais (parte de trás da coxa), panturrilhas e core (abdômen e lombar)”, orienta Aurélio.
2. Afundo no smith
3. Remada curvada no smith
4. Stiff no smith
5. Bom dia no smith
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.