3 modalidades de dança para emagrecer, trabalhar o corpo e relaxar

Escolha o seu estilo favorito e se jogue na música! Afinal, treinar se divertido é sempre a melhor escolha

Por Daniela Bernardi Atualizado em 28 out 2016, 21h01 - Publicado em 25 Maio 2016, 05h00

A pressão no trabalho está difícil? O trânsito uma loucura? Então, convide seu namorado (ou mesmo amigo) para uma dança em dupla. Uma pesquisa divulgada na revista Journal of Applied Gerontology descobriu que bailar com um parceiro ajuda a aliviar o stress. “No Brasil, a dança de salão abrange três estilos bem diferentes: o bolero, o soltinho e o samba”, explica Silvia Pinheiro, diretora da Escola de Dança Silvia Pinheiro, no Rio de Janeiro.

Enquanto o bolero segue um ritmo mais lento, o soltinho lembra um pouco o forró – e gasta até 600 calorias em uma hora. Em qualquer uma das músicas, manter os braços firmes e o core contraído é fundamental para acompanhar o movimento do parceiro. Não se preocupe, porque com o tempo, fica mais fácil responder aos comandos, já que os passos são treinados separadamente no início da aula. E quando já estiver pronta para o baile, você poderá queimar até 1.000 calorias em uma única noite.

“Fora que essa relação entre a dupla traz autoconfiança para os dois lados, uma vez que cabe ao homem ter a iniciativa de ditar os movimentos e a mulher, reflexos para segui-lo”, diz Silvia. Diferentemente de alguns esportes – como a corrida, em que podemos ficar pensando em outros assuntos –, na dança de salão é preciso se concentrar no que você está fazendo. Senão, “dá ruim”. A vantagem é que, com isso, a cabeça esvazia e a gente consegue se livrar de qualquer preocupação fora da sala.

Confira, a seguir, como funciona cada modalidade:

1. Samba

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Turma de samba de gafieira às terças. #sambadegafieira

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2. Soltinho

3. Bolero

 

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