Manual de boas maneiras na academia

Quem nunca enfrentou situações embaraçosas e constrangedoras na academia? O que algumas pessoas parecem não saber é que é possível (e recomendado), sim, ser educado mesmo suando bicas entre os aparelhos e halteres.

Por Redação M de Mulher Atualizado em 28 out 2016, 04h52 - Publicado em 21 ago 2014, 22h00

Saiba o que fazer e o que evitar dentro da academia
Foto: Thinkstock

1. Se você é a pessoa mais bem relacionada da academia, maravilha! Mas lembre-se de que nenhum aparelho é mesa de bar para você reunir os amigos e colocar o papo em dia sentado lá. Pense que muito provavelmente alguém está querendo usá-lo para o fim correto e está sendo impedido pelo seu grupinho.
 
2. Sempre higienize um aparelho ou colchonete depois de usar. Todo mundo sua na academia, mas ninguém é obrigado a encostar no suor alheio. E, vamos combinar, não é nada agradável chegar para fazer um exercício e ter que parar para limpar o aparelho – o que deveria ser feito por quem o usou por último. Leve também uma toalha pra ir se secando, mas isso não anula a necessidade de passar um paninho com álcool onde você encostou.
 
3. Caso você faça a mesma série que outros amigos e vocês vão à academia no mesmo horário, cuidado para não “monopolizarem” os aparelhos. Ótimo vocês revezarem, mas às vezes outra pessoa de fora esteja precisando usar também. A dica de ouro é não começar o treino ao mesmo tempo, para que os exercícios “não batem”.
 
4. Quando terminar de usar as anilhas e os halteres, volte tudo para o lugar onde estavam. Se existe um canto específico para eles, isso não é à toa.
 
5. “Reservar” as estações com a ficha ou garrafinha de água ou suplemento não vale, ok?
 
6. Se alguém estiver no aparelho que você quer usar, invés de perguntar “falta muito pra você terminar?”, que tal ser gentil e questionar se ela topa revezar o aparelho? Nunca, jamais, em hipótese alguma fique do lado da pessoa esperando e pressionando para que ela termine o exercício logo. Observe de longe se ela está para terminar e, se, nesse meio tempo alguém chegar, ofereça-se para revezar com esta pessoa – sem fazer cara feia. 
 
7. Você está lá, no aparelho, e alguém (que ainda não leu nosso guia) te aborda com um “falta muito pra terminar?”. Se você não estiver no finalzinho da última série, veja se a pessoa não aceita revezar e as duas ficam felizes.
 
8. Com os mil espelhos da academia, é quase irresistível fazer um selfie. E, como tudo, narcisismo tem limite e ficar se admirando toda hora não é legal.
 
9. Se você aguenta muito peso e se orgulha disso, não se preocupe em se exibir: todo mundo já notou e fazer barulhos esquisitos na hora de puxá-lo é desnecessário.
 
10. Na academia, o desodorante é essencial! Nunca se esqueça de passar. E não ache que borrifar uma quantidade generosa de perfume vai te livrar de uma situação embaraçosa: isto pode ser um tremendo engano. Você pode adorar o cheiro dele, só que não é todo mundo que tem o mesmo gosto. Para piorar, quando seu corpo esquenta com os exercícios, o cheiro se intensifica e pode incomodar ou até causar alergia em alguém. 
 
11. Assim como nenhuma pessoa é obrigada a gostar do seu perfume, o mesmo vale para o que toca no seu iPod ou mp3. Não deixe de usar fone de ouvido e preste atenção no volume, para que ele não esteja alto demais a ponto de vazar. 
 
12. Nada de sujar o bebedouro com o resto do seu suplemento. É melhor lavar o shaker na pia ou na sua casa mesmo.
 
13. Tem muita gente que é bem resolvida e fica pelada na frente dos outros numa boa. Mas é importante se colocar no lugar do outro – algumas pessoas podem ficar constrangidas com seu desfile nu e também não vão gostar nem um pouco de esbarrar sem querer em você livre, leve e solta. Ah, nunca sente sem roupa nos bancos comunitários.
Publicidade