Tudo o que você precisa saber se pretende correr uma meia maratona

Em uma prova longa, pequenos detalhes fazem toda diferença. Evite os erros!

Por Daniela Bernardi Atualizado em 27 out 2016, 20h08 - Publicado em 3 jun 2016, 06h00

O movimento é simples: basta colocar um pé na frente do outro e disparar. Mas, antes de uma prova importante, você deve ficar atenta aos detalhes, que podem fazer toda a diferença na sua performance:
 

1. Vá de carboidratos
A alimentação antes da prova tem ligação direta com o seu desempenho. Evite refeições pesadas, que dificultam a digestão, e opte por carboidrato – um belo prato de massa (sem molho) é uma boa pedida.

2. Poupe fôlego
Segure o passe nos primeiros cinco quilômetros. Apesar de ser a fase mais fácil da meia-maratona, você precisa lembrar que ainda restam outros 16 quilômetros. Use esse início para aquecer a musculatura e entrar no clima do evento.

3. Não tenha vergonha de andar
Crie uma estratégia: caminhe de trinta segundos a um minuto a cada quilômetro, a cada posto de hidratação ou cada música, se for preciso. Não importa se as outras pessoas estão voando. Foque no seu objetivo, que deve ser cruzar a linha de chegada. Para isso, respeite seus limites (físicos e mentais).

4. Cuidado com a água
Regra fundamental para uma prova de sucesso é se hidratar sempre que possível. Só que no lugar de beber de uma única vez, dê pequenos goles. Outra dica: refrescar o corpo também ajuda a aliviar o calor. Jogue a água na mão e depois molhe os braços, o peitoral, o rosto e a nuca. Virar o copinho na cabeça parece prazeroso, mas pode ser desastroso. Além de estragar seu fone de ouvido, meia molhada (sim, a água acaba entrando no tênis) provoca bolhas e deixa o passo mais pesado.

5. Alongue-se depois
Para aliviar a musculatura, também vale entrar em um balde de gelo ou receber uma massagem que promova liberação miofascial (o que ajuda a acabar com os pontos de tensão).

Continua após a publicidade
Publicidade