Você provavelmente está caminhando errado

A maneira como você dá as suas passadas pode prejudicar a saúde dos joelhos e quadris, sabia?

Por Mai Dornelles (colaboradora) Atualizado em 27 out 2016, 19h47 - Publicado em 20 nov 2015, 07h07

Na correria do dia a dia, os pés ficam quase que esquecidos de qualquer cuidado ou mimo especial. Mas, esse membro que carrega o peso do corpo todo, 24 horas por dia, merece mais atenção do que você imagina. A Associação Australiana de Fisioterapia afirma que notar e corrigir detalhes, como o tanto de força que colocamos na passada, pode evitar diversos problemas nos joelhos e quadris. Para evitar esses tipos de problemas, listamos alguns alertas para melhorar a pisada.

1. Postura de bailarina
Sabe quando sua mãe chamava atenção toda hora para ajeitar a postura? Pois é, como sempre, ela estava certa. A má postura faz uma pressão sobre os pés e isso afeta diretamente o modo como você caminha. A direção do peito tem que ser sempre para frente e não para o chão. Então, cabeça erguida e peito estufado!

2. Quadris e calcanhares em perfeita sintonia
A não ser que você esteja em uma passarela, esqueça o rebolado exagerado ao andar. Durante a caminhada, você precisa manter o máximo possível os quadris na mesma direção dos calcanhares, eles não podem se movimentar muito para as laterais. Deixe o rebolado Beyoncé  apenas para as pista de dança!

3. Em direção aos passos certos
Passadas uniformes, não tão longas e nem tão curtas, são mais confortáveis para o movimento do corpo como um todo e diminuem o impacto nos quadris. Ao fazer isso, você também garante que a perna de trás, que está prestes a dar a próxima passada, te impulsione e não se arraste para o próximo passo fazendo com que você caminhe até mais rápido.

4. Pisada de fada
Além de acordar os vizinhos do andar debaixo, pisadas fortes podem trazer também problemas nos pés. Caminhar de forma suave é a melhor opção para prevenir qualquer tipo de lesão por menor que seja. 

5. O par perfeito
Por mais elegantes que sejam, os saltos definitivamente não são a escolha certa para caminhadas de longa distância. Opte sempre pelo mais confortável! Os sneakers são uma boa opção e ainda por cima estão na moda.  E se mesmo assim você não conseguir deixar os saltos de lado, leve sempre seu tênis a tiracolo para imprevistos de última hora.

 

Continua após a publicidade
Publicidade