Continua após publicidade

Experimentei um treino de HIIT na bike indoor – e você tabém deveria

Se você não gosta de HIIT mas sabe dos benefícios, eu te conto por que você deveria tentar uma aula de bike

Por Larissa Serpa
Atualizado em 20 jan 2023, 14h10 - Publicado em 5 mar 2022, 12h04

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é uma das abordagens mais populares e eficazes para o exercício cardiovascular. Pesquisas demonstram que ele reduz a gordura corporal, aumenta a capacidade cardiovascular e até ajuda a controlar o diabetes tipo II. Substituir uma (ou mais) de suas sessões de cardio moderadas por treinamento HIIT a cada semana significa que você pode obter o mesmo benefício — e atingir seu objetivo — em muito menos tempo.

Eu sei de tudo isso mas a verdade é: eu odeio treinos HIIT. Eles simplesmente não são para mim. Eu prefiro passar 2 horas na musculação ou 30 minutos na esteira no meu ritmo, tranquila. Mas, quando eu vi que tinha uma aula de treino HIIT na bike indoor na academia que eu faço pelo Gympass, eu resolvi tentar — afinal, um treino HIIT que eu posso ficar sentada me parece menos horrível que os que me obrigam a pular e fazer burpees.

POR QUE UMA BIKE ERGOMÉTRICA É UM ÓTIMO TREINO HIIT

Quando você está focado nos benefícios metabólicos e cardiovasculares do HIIT, usar uma opção de baixo impacto permite que você realmente aumente a intensidade do seu treino. A utilização de uma bicicleta indoor vai de encontro às necessidades de quem procura um treino intenso protegendo as articulações. E os exercícios de bicicleta ergométrica HIIT podem até ajudá-lo a aumentar a força do seu abdômen, quadríceps e glúteos.

O QUE ESPERAR DE UM TREINO DE BIKE HIIT

Se você já participou de uma aula de bike indoor você sabe que tem momentos mais intensos e momentos mais tranquilos. A diferença é que, na aula de HIIT, essas alterações são constantes. E a parte mais intensa é realmente intensa ao seu máximo.

Você é incentivado a realmente pedalar com bastante resistência e o mais rápido que conseguir por cerca de 2 minutos, seguido de 30 a 45 segundos de pedalada bem leve, para recuperação. E então de novo. E de novo. E de novo.

Mas tudo não dura mais do que meia hora e a grande vantagem é que você é quem determina o quanto de resistência na bike é intenso o bastante para você. A turma é composta de várias pessoas mas cada um tem controle sobre sua própria bike e o professor não fica em cima para ver quanto de resistência você adicionou no seu pedal — ou seja, tudo bem se você já sente que está morrendo adicionando bem pouco. Vá no seu ritmo, quem determina seu máximo é você mesma.

As músicas são intensas para acompanhar o treino, o que também é outra vantagem em relação a outros tipos de treino HIIT que você tem apenas que ouvir o professor. Com a sala cheia de pessoas se movendo, uma música animada e o seu esforço individual, a aula tem toda a atmosfera de uma atividade divertida. Se você conhece e gosta das músicas, então, dá até pra fechar os olhos e fingir que está em uma festa.

Continua após a publicidade

A CONCLUSÃO

O treino de bicicleta ergométrica HIIT é, com certeza, mais “suportável” do que pular direto para uma corrida com tiros intensos ou um HIIT funcional.

Se você é novo na abordagem HIIT, a bike vai permitir que você o introduza em sua vida com riscos mínimos de lesões, já que você pode ficar sentada e proteger as articulações, deixando os pulos e corridas de lado, ao mesmo tempo que colhe todos os benefícios do treino intervalado.

Essa aula foi feita pelo Gympass, benefício que permite você treinar em diversas academias e estúdios com uma única mensalidade

Continua após a publicidade

.

Publicidade