Posturas de yoga que ajudam a aliviar os sintomas da endometriose

Prática pode ser uma ótima aliada no combate às cólicas, por exemplo

Por Giovana Santos Atualizado em 24 jan 2022, 13h02 - Publicado em 23 fev 2022, 10h02

Mulheres que sofrem com a endometriose costumam se queixar de dores abdominais fortes, cólicas e mal-estar geral. E apesar de não serem a cura para a condição (ainda é preciso fazer o acompanhamento ginecológico e o tratamento indicado pelo médico), as atividades físicas, principalmente as que trabalham a região pélvica, podem ser grandes aliadas na hora de amenizar os efeitos do quadro inflamatório.

“Já ouvi e presenciei muitos casos de melhora na qualidade de vida da paciente depois de um tempo de prática de yoga”, diz a especialista Natália Lima, bailarina profissional, instrutora de pilates e de CoreAlign e fundadora do Espaço Tatva, em São Paulo.

Isso porque, de acordo com ela, algumas posturas mexem com o assoalho pélvico, tonificando a musculatura das pernas, da lombar e do abdômen. “Sem contar que a prática é acessível, visto que conta apenas com o peso do corpo.”

A seguir, ela indica as melhores posturas para isso. “Lembrando que as posições invertidas não são indicadas para o período menstrual”, recomenda.

Posturas de yoga para endometriose

  • Bhadrasana (Postura da Borboleta)
posturas de yoga para endometriose
Alexy Almond/Pexels
Continua após a publicidade

Comece sentada, unindo as solas dos pés e trazendo-as o mais próximo do períneo possível. Segure os pés com as mãos.

Fique na posição por algum tempo, observando a própria respiração. Depois de 10 respirações, balance as pernas, forçando os joelhos para baixo e abrindo o quadril.

  • Padma Utkatasana (Postura Grandiosa em Lótus)
posturas de yoga para endometriose
Angela Roma/Pexels

Comece em pé. Levante o pé direito e posicione a região do tornozelo na coxa direita. Junte as palmas das mãos na altura do peito e comece a flexionar o joelho direito, fixando o olhar à frente para manter o equilíbrio. Vá o máximo que conseguir.

  • Balasana (Postura da Criança)
posturas de yoga para endometriose
Tim Samuel/Pexels

Sente-se em cima dos calcanhares e desça o tronco à frente, encostando a testa no chão e esticando os braços acima da cabeça (eles também podem ficar ao longo do corpo, com as palmas das mãos na apontadas para o teto).

Continua após a publicidade

Publicidade