Preguiça é o que mais afeta a prática de exercícios, diz estudo

Fitness coach dá dicas para vencer a falta de motivação e tornar os exercícios físicos um hábito

Por Bruna Magno e Vivian Farias
Atualizado em 21 out 2024, 16h45 - Publicado em 23 mar 2023, 15h14
preguiça de ir para academia?
Prefere ficar na cama? (Flashpop/Getty Images)
Continua após publicidade

Você já deixou de ir à academia ou de fazer algum outro exercício físico por preguiça? Com certeza você não está sozinho. A preguiça é o principal fator que leva as pessoas a se sentirem desmotivadas para praticar exercícios com frequência, como mostra a pesquisa realizada pelo fitness coach Roberth Resende com seus seguidores nas redes sociais. 

Dos 519 respondentes, 232 – ou seja, 44,7% – citaram a preguiça como elemento que mais impacta sua motivação para incluir exercícios na rotina.

Falta de disposição, de disciplina e de resultados rápidos também estão entre os fatores mais citados, com 189, 165 e 160 menções, respectivamente. Apenas 55 participantes disseram que não se sentem desmotivados a fazer exercícios.

COMO VENCER A PREGUIÇA PARA IR À ACADEMIA

Parte desses obstáculos pode ser superada com planejamento e organização da rotina. “Uma das melhores formas de vencer a preguiça é organizar o ambiente e torná-lo o mais acessível possível para que o treino possa acontecer”, afirma o fitness coach.

Continua após a publicidade

Para isso, é importante não apenas escolher o tipo de exercício a ser praticado, quando e onde, mas também deixar tudo o que for necessário à prática preparado para que ela não exija esforços.

Um exemplo são as roupas para o treino: para o profissional, é importante deixá-las separadas junto ao calçado de treino em um local de fácil acesso.

Outro ponto é saber de antemão qual será o treino a ser realizado. “É importante ter um protocolo muito acessível feito por um profissional, porque vai ser mais prático. Se você acorda e a roupa do treino está separada, o treino está organizado, tudo fica mais fácil”, orienta.

Continua após a publicidade

“No que diz respeito à alimentação, uma dica é separar um dia na semana, um domingo, por exemplo, para preparar suas marmitas e armazená-las para não precisar se preocupar e gastar tempo com isso ao longo da semana”, recomenda Resende.

Ao se organizar dessa forma, a pessoa não deixa de se alimentar adequadamente para fazer os treinos e também não usa o preparo de refeições como desculpa para se render à preguiça. “Nossa mente vai procurar diariamente um motivo para falhar. Se tudo está acessível, as desculpas são minimizadas”, explica.

Outra dica importante é começar por pequenas mudanças na rotina, e avaliar o que se incorpora de maneira mais fácil a ela. Exercícios de duração mais curta e treinos que não exijam grandes esforços de locomoção costumam se transformar em hábito de maneira mais natur. Vencendo a preguiça, é possível criar disciplina e superar a falta de disposição física. É só a partir desse ponto que será possível ter resultados. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.