Continua após publicidade

10 desculpas para não treinar que são muito usadas e como driblar cada uma

Usar desculpas para não treinar em um dia de preguiça é algo comum para algumas pessoas. Confira aqui como não fazer mais isso

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 31 ago 2023, 02h10 - Publicado em 19 jan 2023, 11h46
falta de vontade de treinar
O primeiro passo é levantar do sofá! / (Retha Ferguson/Pexels)
Continua após publicidade

Seja você é adepta das corridas, crossfit, dança, musculação ou qualquer outra modalidade, provavelmente algum dia já aconteceu de bater aquela preguiça na hora de sair de casa e, para fugir, uma série de desculpas para não treinar à sua cabeça.

A falta de motivação para se exercitar é algo bastante comum para muitas pessoas. Ela, contudo, atrapalha totalmente o desempenho e constância de quem está buscando cuidar melhor da saúde e do corpo. 

Pensando nisso, listamos os argumentos mais usados para fugir do treino e como driblar cada uma delas!

Desculpas para não treinar e suas soluções 

 

1

NAO TENHO TEMPO

Sabemos que, sim, esse é um problema real para muita gente. Ainda assim, dedicar pouco tempo, mesmo que seja de 20 a 30 minutos, vale a pena. 

Pode doer no começo ter que levantar da cama algum tempo mais cedo ou perder metade da hora do almoço para se exercitar, mas isso é uma questão de adaptação – e que acontece bem rápido!

Continua após a publicidade

Além disso, estudos já provaram que os treinos ajudam a aumentar a produtividade e a cognição. Sendo assim, qualquer tempo gasto fazendo exercícios será recuperado com sua nova eficiência.

2

NÃO ESTOU EM FORMA / NÃO TENHO O CORPO CERTO / NÃO SOU FLEXÍVEL

Esta é uma desculpa clássica de alunos que gostariam de se aventurar na ioga, mas vivem procurando motivos para fugir. Contudo, essas pessoas são exatamente as que deveriam estar nas aulas.

Ser iniciante em qualquer atividade realmente pode intimidar no início. Porém, é também a melhor etapa para notar diferença e evolução no condicionamento físico. 

Continua após a publicidade

Assim, passados alguns meses, é gratificante ver o quanto suas técnicas melhoraram. 

3

NAO TENHO EQUIPAMENTO

Você não precisa de equipamentos para ter um treino eficaz. Apenas com o peso do corpo é possível fazer uma série de exercícios diferentes e ótimos. 

Além disso, utensílios de casa também podem fazer as vezes dos pesos, como é o caso de um galão de água ou um cabo de vassoura, por exemplo. 

Continua após a publicidade
4

A ACADEMIA É MUITO LONGE

Essa provavelmente é a desculpa mais comum e com menor sentido por trás dela. Isso porque, como dito acima, você pode se exercitar em casa.

Outra opção é fazer do caminho até a academia uma outra parte de seu treino: vá caminhando, de bicicleta ou correndo. 

Contudo, se o local é realmente muito distante, a solução é cancelar seu plano e procurar algum lugar mais próximo ou até mesmo lançar mão da ajuda de aplicativos de saúde e bem-estar que ofereçam treinos e acompanhamento para você fazer onde quiser. 

Continua após a publicidade
5

ESTOU COM DOR / CANSADO

Sabemos que nem sempre isso é, de fato, uma desculpa. Porém, nestes casos, um treino de baixa intensidade, como uma caminhada ou pedalar casualmente por alguns quilômetros, pode ser o segredo para melhorar sua situação. 

Sair de sua zona de conforto nesses dias pode ajudar a melhorar seu humor e disposição, além de ajudar a movimentar o corpo de forma leve. Porém, se depois de 10 minutos você não se sentir melhor, realmente é melhor voltar para casa e descansar. 

6
Continua após a publicidade

SINTO VONTADE DE IR AO BANHEIRO QUANDO CORRO

Se você costuma passar por situações de aperto como essa, saiba que não precisa abrir mão das corridas por isso – basta se planejar melhor. 

Cerca de três a quatro horas após sua refeição é o momento ideal para sair para correr.  

Outra opção é planejar uma rota que passe pela sua casa após o aquecimento ou, então, por locais com banheiros públicos. 

7

NÃO POSSO SUAR NA HORA DO ALMOÇO

Se você tem tempo para treinar na hora do almoço, mas voltar suada para o escritório é algo inviável, aposte em opções de baixo impacto que não farão você transpirar tanto. 

O mais simples? Caminhada ou ioga!

8

NÃO TENHO COMPANHIA PARA TREINAR

Se você for uma pessoa extrovertida e gostar de ter alguém para treinar junto, pode ser mais difícil se motivar. 

A dica é tentar criar relações com as pessoas que frequentam o mesmo local que você. Se inscrever em aulas na academia ou entrar em contato com equipes de corrida em grupos são algumas boas soluções. 

Já se sua preferência é mesmo por pessoas já conhecidas, é possível baixar aplicativos para fazer atividades físicas sozinha. Coloque uma boa música e curta sua própria companhia!

9

ESTÁ MUITO FRIO / MUITO CALOR / CHOVENDO

Esta é mais uma desculpa que cai por terra por ser possível treinar dentro de casa. 

Contudo, para aqueles que não abrem mão de ir até o local das atividades, a dica é buscar uma academia que seja fechada, para fazer treinos indoor com segurança e longe de qualquer imprevisto climático.

1 0

NÃO VEJO RESULTADOS QUANDO TREINO

Se você está se dedicando há alguns meses, é bem provável que tenha notado os resultados no começo e, agora, eles parecem estar mais lentos. 

Saiba que isso é completamente normal, mas também é um sinal de que talvez você precise dar um up nos treinos, potencializando ainda mais seus exercícios e atividades, uma vez que seu corpo já se acostumou aos estímulos atuais. 

Portanto, não desista de sua rotina de treinos, mas sim faça com que ela seja ainda mais eficaz!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.