Continua após publicidade

Como (e por que) melhorar a respiração enquanto você corre

Prestar atenção em um ato tão automático do corpo humano pode melhorar a sua performance. Entenda

Por Giovana Santos
29 jan 2022, 10h04

Fato: você não presta atenção na sua respiração todos os dias — afinal, o ato é natural. Contudo, durante a corrida, a gente só consegue pensar nela. Muitas vezes, não são nem as pernas que parecem trabalhar demais, mas os pulmões.

E como melhorar isso? Aprendendo a respirar corretamente durante o exercício físico. Entenda:

Importância da respiração para o desempenho

Oxigênio, carboidratos, gorduras e proteínas. Esses quatro substratos são os principais combustíveis do nosso corpo durante o exercício físico, sabia? “Respirar corretamente na atividade física faz com que o indivíduo consiga ficar mais tempo em treinamento”, explica o personal trainer Paulo Junior.

Se, por um acaso, você respira mal, deixa o organismo com um déficit de oxigênio momentâneo, obrigando-o a queimar o seu estoque de carboidratos. “Dessa forma, há um aumento da chamada acidose muscular, que gera a fadiga precoce”, finaliza o especialista.

Respirar pelo nariz ou pela boca?

A polêmica é grande. O profissional, por exemplo, sempre aconselha seus alunos a inspirar pelo nariz e a expirar pela boca. “Isso aumenta a eficiência da troca gasosa. Indivíduos que conseguem fazer isso de forma calma conseguem aproveitar melhor o oxigênio que colocam para dentro do corpo.”

Continua após a publicidade

Isso porque se você respira muito rapidamente, de maneira ofegante, dificulta as trocas gasosas — uma vez que o ar entra e sai rapidamente dos seus pulmões, não dando o tempo necessário para o corpo absorver o oxigênio e eliminar o gás carbônico.

Na yoga, por outro lado, o indicado é usar somente o nariz para respirar. “Desse modo, existe um equilíbrio entre as taxas de oxigênio e gás carbônico”, complementa Francisco Kaiut, professor de yoga, quiropata e terapeuta natural.

De acordo com ele, a tarefa não é fácil, e os alunos acostumados a usar a boca podem sentir uma certa dificuldade para mudar a questão — em um primeiro momento, até os batimentos cardíacos podem ficar mais acelerados. O jeito, então, é ir aos poucos.

“Com o tempo, é possível observar que você passa a ter muito mais qualidade de oxigenação, além de garantir desenvolvimento do pulmão, das vias aéreas e das vias respiratórias. Isso traz uma série de benefícios para a saúde”, ele diz.

Dicas para respirar melhor na corrida

  • Não prenda a respiração;
  • Foque nos seus padrões respiratórios logo no aquecimento;
  • No começo, tente respirar pelo nariz somente durante o aquecimento e o desaquecimento;
  • Pratique exercícios de respiração em casa;
  • Mantenha a postura ereta na corrida.
Publicidade