Continua após publicidade

Tênis para treino: como o modelo de calçado influencia no rendimento

Segundo profissional, escolher o tênis para treino de acordo com cada modalidade faz toda a diferença! Saiba como escolher

Por Ana Paula Ferreira
8 dez 2023, 12h55

Você sabia que a escolha dos tênis para treino pode influenciar no seu rendimento na hora de se exercitar? Tema que, vira e mexe, surge nas conversas nas academias ou durante a prática de atividade física, a opção errada de calçado pode fazer toda a diferença ao praticar as atividades físicas.

De acordo com o profissional de Educação Física e diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto, esse fator pode não só afetar o desempenho no treino, mas também prevenir facilitar possíveis lesões.

Tipos de tênis para treino

É comum notar atualmente que muitas pessoas têm usado tênis de sola reta para treinar musculação. Afinal, esse tipo de calçado contribui com o treino? A resposta, segundo Netto, é sim.

“Esse tipo de sola pode ajudar na estabilidade durante exercícios de força, especialmente em agachamentos, levantamento terra e outros movimentos de peso. A contribuição se deve pela prevenção de instabilidade, distribuição uniforme do peso e favorecimento da conexão com o solo”, aponta o profissional.

Continua após a publicidade

Ele explica ainda que, para praticar cardio e aeróbico, já é preciso observar alguns fatores individuais.

“Na escolha do tênis ideal de corrida devemos levar em conta fatores individuais como tipo de pé, peso do corredor, tipo de superfície em que costuma correr, distância percorrida, e preferências pessoais de conforto e sensação ao correr”, afirma Netto.

“É importante ressaltar que um bom amortecimento, proporcionado por um calçado específico para a atividade, ajuda a absorver e dispersar esse impacto, potencialmente reduzindo o estresse nas articulações, como tornozelos, joelhos e quadris, bem como na coluna vertebral”, completa.

Quanto ao uso do calçado errado na hora do treino ele ressalta que é de extrema importância escolher uma opção de acordo com a modalidade praticada.

Continua após a publicidade

“Dessa forma, temos a garantia que eles ofereçam o suporte, o amortecimento e o ajuste adequados para reduzir o risco de lesões e melhorar o conforto durante o treino. Seu uso de forma inadequada pode acarretar prejuízos aos praticantes, gerando lesões musculares e articulares, desalinhamento biomecânico, amortecimento inadequado, desconforto e dor, contribuindo de forma significativa para a redução do desempenho”, afirma o profissional de Educação Física.

E continua: “O ideal é que você consulte um especialista em calçados esportivos para obter orientação sobre o mais adequado ao seu tipo de treino e às necessidades individuais”.

Posso treinar sem tênis?

Para quem é a favor de treinar descalço, Eduardo Netto explica que se exercitar sem calçado deve ser uma atitude reconhecida e utilizada tanto nas academias quanto nas clínicas de reabilitação.

“Ficar descalço oferece potenciais benefícios, especialmente considerando os possíveis ganhos em equilíbrio e estabilidade, podendo ser uma estratégia bastante útil para treinadores, médicos e fisioterapeutas em relação ao desempenho neuromuscular, prevenção de lesões e estratégias de recuperação”, finaliza o profissional.

Publicidade