Treino fortalece o sistema imunológico: infectologista explica como

Segundo médica, existem evidências científicas que apontam que o treino fortalece o sistema imunológico. Confira como isso ocorre!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h37 - Publicado em 25 set 2023, 14h01
Confira um treino completo para fortalecer a imunidade
Confira um treino completo para fortalecer a imunidade (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Você sabia que, assim como manter uma boa alimentação e dormir bem, o treino fortalece o sistema imunológico de forma eficaz?

Como explica a infectologista do Hospital Sírio-Libanês, Mirian Dal Bem, nossa imunidade é composta por uma série de células e órgãos voltados a proteger o nosso corpo de substâncias prejudiciais, sendo uma camada de proteção vital para nossa sobrevivência. Sua eficácia, contudo depende de uma série de fatores. Saiba mais a seguir!

 

Como o treino fortalece o sistema imunológico

De acordo com a médica, a relação direta entre imunidade e exercício tem sido demonstrada consistentemente em diversos estudos realizados nos últimos anos.

“Os benefícios da atividade física neste sentido podem ser observados tanto em trabalhos empíricos, nos quais se separam grupos ativos e sedentários para acompanhar a incidência de infecções ao longo do tempo, quanto em trabalhos laboratoriais, nos quais se avalia a resposta das células de defesa do corpo humano a diferentes estímulos”, explica Mirian.

Quando analisada de uma maneira ampla, a literatura científica mostra ainda que as contribuições de uma vida mais ativa para a imunidade vão além do combate direto a vírus e bactérias.

Continua após a publicidade

“Temos evidências científicas de que o exercício físico diminui o risco de problemas como doenças cardíacas e diabetes, bem como contribui para a melhora da qualidade do sono e de nossa saúde mental. Todas essas questões, além de importantes por elas mesmas, possuem uma conexão com a efetividade do sistema imunológico”, complementa a médica.

Ela ressalta, porém, que os estudos neste tema apontam que as respostas positivas da imunidade aos exercícios não são indiscriminadas. Isso porque, segundo ela, as respostas dependem da intensidade e da frequência com que estes últimos são praticados.

Neste sentido, Mirian destaca que os benefícios apontados ocorrem, em geral, quando praticamos atividades moderadas com duração entre 40 e 60 minutos, em uma média de cinco dias na semana. Quando as atividades são mais intensas e frequentes, como ocorre no programa de treinamento de maratonistas de alta performance, por exemplo, os benefícios apontados dão lugar a uma maior vulnerabilidade do sistema imunológico.

Continua após a publicidade

Estudos sobre o tema

A afirmação de Mirian ecoa os apontamentos do trabalho “Efeitos do exercício físico no sistema imunológico” que, publicado pela Revista Brasileira de Medicina em 2018, condensou 38 estudos realizados sobre o tema entre os anos de 1991 e 2007.

Em sua conclusão, o artigo apontou que a melhoria das funções celulares de defesa impulsionou uma menor incidência de quadros infecciosos de praticantes de atividades moderadas, enquanto a necessidade de utilização de uma grande quantidade de substâncias para recuperação muscular após exercícios intensos foi o principal fator a tornar estes grupo mais suscetível ao desenvolvimento de processos inflamatórios.

 

Treino para fortalecer o sistema imunológico

Diante de todas as informações apresentadas acima, que tal apostar em um treino certeiro para fortalecer o sistema imunológico? Confira no vídeo abaixo a dica de Guilherme Micheski, treinador da equipe da Smart Fit.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.