Bike indoor: dicas para deixar a aula mais eficiente

Quer deixar a sessão de bike mais eficiente? O professor Jr. Mau Mau, da Cia. Athletica, ensina atitudes simples que podem melhorar sua performance

Por Larissa Serpa Atualizado em 18 jun 2021, 12h56 - Publicado em 25 jul 2021, 09h00

Muitas pessoas estão aproveitando esse momento em que os números de casos de Covid-19 ainda não estão estáveis para alugar uma bicicleta estacionária e fazer exercícios em casa, como mostramos nesta matéria (clique para conferir). Mas como fazer com que o treino fique ainda mais eficiente?

Abaixo, o professor Jr. Mau Mau, da Cia. Athletica, ensina atitudes simples que podem melhorar sua performance:

AJUSTAR A BICICLETA

Antes de subir, fique ao lado do banco e posicione-o na altura do osso do quadril. Ao sentar, o seu joelho ficará um pouco flexionado quando o pedal estiver embaixo. Mantenha o guidão mais alto que o banco, para deixar a pedalada confortável.

USAR FREQUENCÍMETRO

Esse aparelho serve para monitorar a frequência cardíaca durante a malhação. Assim, fica mais fácil queimar gordura, porque o equipamento mostra se você está abaixo ou acima da chamada zona-alvo, deixando o treino eficaz.

CALÇAR SAPATILHA

A bicicleta de ciclismo indoor tem um firma-pé para prender o tênis, mas usar uma sapatilha especial (à venda em lojas de artigos esportivos) melhora a sua performance. Esse calçado tem solado duro, o que garante a transferência da força da perna direto para o pedal, sem desperdício de energia.

Continua após a publicidade

RESPEITAR O CRONOGRAMA DAS AULAS

Periodização é como os professores chamam a programação das aulas. Há sessões de montanha, em que você faz força para trabalhar os músculos das pernas; de endurance, que priorizam a perda de gordura; e treinos intervalados, para ganhar fôlego. Como as aulas não são sempre as mesmas, dá para pedalar todos os dias em intensidades diferentes.

UTILIZAR BANCO DE GEL

Como você pedala sentada em vários momentos da aula, o bumbum costuma doer. Uma capinha de gel que encaixa no banco (ou uma bermuda com proteção extra no bumbum) proporciona maior conforto e você consegue girar pedal por mais tempo.

HIDRATAR O ORGANISMO

Uma garrafinha com água ou isotônico vai ajudá-la a manter um bom rendimento. O isotônico, além de evitar a desidratação, tem sais minerais e carboidratos, que auxiliam na reposição de energia, evitando a fadiga. Mas algumas dessas bebidas são calóricas e quem quer perder peso não deve abusar.

MANTER UMA TOALHA POR PERTO

É sempre bom deixar uma toalhinha pendurada na frente da bike para secar as mãos. Do contrário, elas podem escorregar no guidão durante a aula.

Continua após a publicidade
Publicidade